Categories

Most Viewed

“Na transformação digital é preciso contar com soluções e parceiros integrados”

Com todas as mudanças ocasionadas pela pandemia e a aceleração do processo de transformação digital de muitas empresas, a Oi Soluções vem se posicionando para atender a necessidades altamente especializadas com tecnologia e equipe de primeira linha. 

De acordo com Adriana Viali, Head Oi Soluções, a empresa já vinha se preparando e investindo em seu portfólio de Tecnologias da Informação e Comunicação para o segmento nos últimos três anos, prevendo soluções que se baseiam na robustez e abrangência da rede Oi. São cerca de 400 mil quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 mil técnicos de campo. 

Ao mesmo tempo, como a própria Oi não deixou de ser impactada pelos efeitos da pandemia, a tecnologia foi utilizada em diversas iniciativas da própria companhia. A executiva conta que a empresa vem investindo no monitoramento remoto de saúde dos colaboradores e no processo de realocação de aproximadamente 80% dos funcionários, garantindo as condições técnicas, equipamentos, capacidade e disponibilidade de rede e a permanência da cultura do home office. 

Nesta entrevista, Adriana revela como a Oi Soluções orquestra seus produtos e serviços para atender 57 mil empresas, entre públicas e privadas, distribuídas pelo país. Aqui, ela nos ajuda a compreender de que forma os serviços de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados estão alavancando a transformação digital, além de dados, internet e voz, pelos quais a marca é mais conhecida. 

A tecnologia e a conectividade já faziam parte da Oi. O que a pandemia trouxe de novidade na cultura da empresa? 

Desde março, no início do período de isolamento social, a Oi intensificou a aplicação da tecnologia, não só oferecendo seus serviços aos seus mais de 50 milhões de clientes em todo o Brasil, mas também para auxiliar na mudança de rotina de trabalho e nas ações de prevenção e cuidado com seus cerca de 12 mil colaboradores de norte a sul. 

A pandemia tem sido um dos grandes fatores que impulsionaram as transformações digitais. As empresas como um todo aceleraram seu processo de digitalização, criaram novos processos e implantaram novas formas de atendimento. No mundo pós-covid, mais do que nunca, temos certeza de que a tecnologia será um grande elemento de inclusão. 

Ao longo desse período de distanciamento social, quais foram os desafios dos clientes que vocês ajudaram a solucionar? 

Passados mais de sete meses do início da pandemia da Covid-19, já é possível fazer um balanço com clareza das necessidades das empresas. Nesse período, reforçamos nossos esforços para atender às demandas de comunicação integrada de clientes públicos e privados. É fato, no entanto, que muitos deles estão repensando suas estratégias e buscando se adaptar a novos modelos de negócio. 

É o que aconteceu com o varejo, por exemplo, que viu as vendas online explodirem. Este crescimento vem acompanhado do aumento na adoção de plataforma omnichannel.  

Cada empresa tem seu grau de maturidade e, para a Oi Soluções, a maneira mais efetiva de ajudar os clientes foi entender cada demanda, trabalhando de forma consultiva e facilitando a jornada de cada um deles. 

Esse processo de transformação digital é complexo, por isso é preciso contar com soluções integradas e parceiros que consigam unir toda essa gama de TI e telecomunicações para facilitar a implementação, a gestão e o pós-venda de tudo isso. 

Considerando o atual contexto, onde a Oi Soluções direcionou seus esforços para atuar na demanda do mercado corporativo? 

Com o aumento da adoção do home office pelas empresas, causado pela pandemia, vimos a necessidade de atualizar nossa plataforma Oi Smart Office, trazendo novas camadas de segurança. Dessa forma, é possível garantir a mesma experiência de proteção do ambiente corporativo no modelo de home office. Além de conectividade e colaboração, o serviço passou a dispor do DNS Security e da Autenticação Multifator como novas modalidades de Segurança. Assim, estabelecemos, respectivamente, uma primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas em tempo real, que analisa, identifica e impede a ação de agentes maliciosos, através da avaliação de padrões comportamentais e atividades da internet a partir da camada IP e DNS; e uma ação para a confirmação de autenticidade do usuário que efetua o logon. Com o Oi Smart Office, a Oi Soluções visou facilitar os negócios dos clientes corporativos públicos e privados, de todas as verticais de atuação, contribuindo na produtividade e redução de custos. 

Ainda sobre a transformação digital durante a pandemia, apresentamos o Oi Cloud Communication, uma oferta de solução convergente de comunicação de voz, em nuvem, para grandes empresas, que nesse momento demandam cada vez mais serviços digitalizados. Com ela, procuramos atender as demandas de comunicação integrada de clientes dos mais variados segmentos, com funcionalidades de PABX, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel. A plataforma atua em modelo 100% cloud, direcionada a organizações que buscam atualizar os seus sistemas de comunicação com escalabilidade e robustez, permitindo criar melhor experiência de interação com seus clientes e colaboradores. 

Como você enxerga a mudança na cultura das empresas diante do trabalho remoto? 

Sabemos que o home office agora é, de fato, uma modalidade de trabalho reconhecida por todos, por mais que ela tenha que passar pelos ajustes naturais desta nova era. Aqui na Oi Soluções, queremos ampliar as opções do trabalho remoto no futuro. A pandemia nos deu a oportunidade de nos reinventarmos, mas é importante ressaltar que as empresas devem estar preparadas para a manutenção desse modelo de trabalho. Isso significa garantir as condições técnicas e de segurança, equipamentos, capacidade e disponibilidade de rede e soluções colaborativas. 

A mudança de cultura nas empresas deve ser um caminho sem volta, uma vez que tanto os gestores quantos suas equipes perceberam que é possível trabalhar à distância. Na Oi como um todo, foram colocados cerca de 80% da força de trabalho em esquema de home office, incluindo os colaboradores da Oi Soluções, e foi anunciado que o retorno aos prédios da companhia será prorrogado até, pelo menos, 31 de janeiro de 2021. 

Com boa parte das equipes em home office, a empresas viram a necessidade de se prepararem e se protegerem de um novo contexto de ameaças virtuais. Como a Oi Soluções auxiliou seus clientes com serviços relacionados à segurança da informação? 

A segurança sempre foi uma prioridade para as empresas e, principalmente, para as áreas de TI. No entanto, a pandemia e o isolamento social fizeram com que, mais que prioridade, o tema se tornasse estratégico para que estas companhias pudessem continuar operando com equipes remotas. Atualmente, oferecemos diversos serviços de soluções de segurança segmentada em diferentes camadas de proteção. O Anti-DDoS é uma solução para proteção do link internet contra-ataques de negação de serviço (DDoS) e atua no backbone Oi para garantir disponibilidade mesmo sob ataque. Temos também o DNS Security, uma solução de segurança em nuvem que estabelece a primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas em tempo real. Já a Solução Segurança de Perímetro atua como uma barreira para controlar o tráfego de entrada da rede contra ameaças vindas do ambiente externo. A solução inclui monitoramento proativo 24×7 do Centro de Operações de Segurança da Oi, por uma equipe altamente capacitada e certificada, com objetivo de garantir o tratamento de falhas e agilidade na resposta a incidentes de segurança. 

Poderia compartilhar algum exemplo de sucesso de cliente atendido pela Oi Soluções? 

Temos cases de soluções variadas para empresas de diferentes segmentos. A Azul Linhas Aéreas aumentou a sua eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação ao implementar o uso da plataforma de colaboração Oi Cloud Communication, que atua 100% em nuvem e oferece funcionalidades como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel. Estamos falando de autosserviço para aproximadamente 4 mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo que necessitam aprovar ou alterar escalas. A companhia aérea conseguiu um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso com a implantação da solução.  

Outro case é o da CCXP 2019, no qual a Oi proveu a solução Gestão Digital 360º para a organização do evento. A partir do Centro de Operações, a equipe técnica da Oi acompanhou o funcionamento da rede de 60 km de fibra ótica que garantiu Oi WiFi gratuito ao público. Nossa tecnologia também elevou a experiência de conexão do Rock in Rio 2019 a outro patamar. Responsável por toda a infraestrutura de internet e conectividade do festival, a Oi forneceu links de dados de altíssima capacidade, totalizando 30 GB para garantir a conexão para público, parceiros, infraestrutura e logística. Foi uma oportunidade de mostrar ao mercado corporativo nossa capacidade de entregar tecnologias para eventos de grandes proporções, com otimização de recursos, redução de despesas e melhoria na experiência dos usuários. 

De que forma a Oi Soluções trouxe serviços para atender às demandas dos clientes corporativos neste momento em que a transformação digital foi fortemente acelerada pela pandemia? 

Neste contexto e diante do inesperado cenário da pandemia, a companhia se viu preparada para as demandas corporativas, atualizando serviços já existentes e evoluindo seu portfólio com novos serviços como o Oi Labs. O novo laboratório de inovação da Oi Soluções é dedicado a processos de cocriação de soluções digitais com clientes por meio de trabalhos colaborativos sob o mindset de design thinking e práticas de lean startup e métodos ágeis. Com ele, expandimos nossa atuação consultiva no mercado corporativo, auxiliando companhias de diferentes verticais de negócios no mapeamento de necessidades, no direcionamento de recursos e no desenvolvimento de soluções, através de metodologias aptas para cenários que exigem mudanças rápidas visando melhorias operacionais, reduções de custos e maiores retornos financeiros. 

Texto: Juliana Protásio

Forgot Password

Header Ad