Categories

Most Viewed

Miami tem cena incipiente de hard tech

Este tipo de startups mistura tecnologia da informação e avanços científicos que geram patentes e são difíceis de reproduzir 

Grandes empresas de tecnologia, como Uber, Airbnb, Facebook e Amazon costumam ser consideradas a elite do mundo corporativo, pelo impacto e poder transformador de suas atividades sobre setores inteiros da sociedade e sobre hábitos de consumo. 

Mas, dentro do setor de tecnologia, existe também uma elite corporativa, que mistura tecnologia da informação com ciência e engenharia de ponta para resolver problemas complexos. São as chamadas hard techs, empresas donas de patentes com avanços tão sofisticados e demorados de desenvolver que são uma barreira de entrada a competidores.

Os exemplos mais comuns estão em áreas como biotecnologia, veículos autônomos, vestuário e acessórios com tecnologia embarcada (wearables), robótica, computação quântica, engenharia aeroespacial, eletrônica e materiais avançados, entre outras.

Na medida em que se firma como um dos mais promissores polos de tecnologia dos Estados Unidos, Miami vê surgir também uma cena de empresas do tipo. A cidade tem algumas dezenas de exemplos, dentre os quais estão:

  1. Neocis – a empresa criou um sistema de navegação computadorizado que permite a realização de cirurgias de implante dentário auxiliadas por robôs, como melhor planejamento e precisão que pelos métodos tradicionais.
  2. Magic Leap – trata-se de uma plataforma de realidade aumentada com aplicações em negócios de áreas como saúde e manufatura. A plataforma é baseada em um óculos que projeta imagens sobre a retina, sobrepondo a objetos do mundo real imagens em 3D feitas por computador.  
  3. SunVessel – se dedica ao desenvolvimento de veículos para mobilidade urbana individual e da infraestrutura necessária para que possam ser usados e compartilhados.

Um dos indícios do amadurecimento desse segmento na cidade é o surgimento de negócios como a Miami Hard Tech. Criada para estreitar os laços entre as startups da área e ajudá-las a trabalhar em problemas comuns, a empresa já reuniu em torno de si uma comunidade formada por cerca de 40 membros, entre empresas, investidores e mentores.

Ao que tudo indica, esta é mais uma das frentes promissoras de desenvolvimento em Miami.

Forgot Password

Header Ad