Categories

Most Viewed

Papa, plataforma que conecta cuidadores a idosos, recebe investimento de $ 150 milhões

Fundada em 2017 a partir de uma necessidade familiar, startup tem como propósito ajudar a curar a “epidemia de solidão” e se torna o novo unicórnio do mercado tech de Miami. / Foto: Papa

 

Quanto vale uma empresa que tem como propósito ajudar idosos a encontrar pessoas para lhes fazer companhia e ajudar em tarefas domésticas, conversar e reduzir o impacto da solidão? Para alguns dos maiores fundos de venture capital globais, cerca de $ 1,4 bilhão. Este é o valor de mercado que a startup Papa, com sede em Miami, atingiu com aporte de $ 150 milhões, anunciado no início de novembro e liderado pelo SoftBank Vision Fund 2 e com participação da TCG, Tiger Global Management, Canaan, Initialized Capital e Seven Seven Six. 

A Papa é uma empresa de saúde digital que, diferente de outras startups que atuam na área, não faz o match de idosos com profissionais de saúde, como médicos ou enfermeiros, mas com cuidadores responsáveis por atividades não-médicas, os Papa pals. Segundo o CEO e fundador Andrew Parker, a missão da startup é ajudar a curar a “epidemia de solidão” que afeta a população adulta idosa nos Estados Unidos.

A ideia surgiu a partir da experiência pessoal de Parker, em 2017, quando ele cuidava do avô. Ao encontrar um estudante universitário da região para ajudar o avô nas atividades diárias e fazer companhia, o empreendedor percebeu que ali havia uma lacuna de mercado a ser preenchida. “É outra forma de proporcionar uma rede de cuidados na forma de companhia e aliviar um sistema já tenso”, explica o CEO. 

A demanda por cuidadores com este perfil é gigantesca – e geralmente atendida por estudantes, que ajudam em atividades sociais, no lar, na alfabetização tecnológica e também no transporte local. No início, pela dificuldade de encontrar pessoas capazes de cuidar dos idosos, o próprio Andrew é quem fazia as visitas: “você aprende muito quando faz isso. A saúde requer tecnologia e as pessoas certas. Sem uma, a outra não funciona”. 

Os serviços são oferecidos por meio de planos de saúde, não diretamente ao consumidor: até o momento, a Papa tem parceria com 65 planos de saúde em todos os 50 estados. De acordo com Parker, a startup cresce anualmente a taxas superiores a 300%

O propósito da Papa tem encantado fundos de investimento, que já aportaram $ 240 milhões na empresa, que hoje conta com mais de 500 funcionários e se tornou o mais novo unicórnio da cena tech de Miami. “A solidão entre adultos mais velhos é um dos maiores desafios de saúde pública e cria um custo humano e econômico esmagador. A empresa está usando a tecnologia para oferecer companhia e apoio para quem mais precisa”, disse Lydia Jett, sócia da SoftBank Investment Advisers e membro do Conselho da Papa. 

Desde os primeiros recursos de seed capital, em 2018, a empresa concluiu rodadas todos os anos: foram $ 5 milhões investimento série A, em 2019; $ 10 milhões no ano seguinte e um série C em 2021, de $ 60 milhões, antes do mais recente investimento que colocou a startup no clube do bilhão de dólares em valor de mercado.

 

DEMANDA POR PREVENÇÃO ATRAI INTERESSE DOS PLANOS DE SAÚDE 

Os planos de saúde vem fazendo fortes investimentos para enfrentar o isolamento social e a solidão de seus segurados: hoje são 25 mil “Papa Pals” cadastrados na plataforma – em média, a cada dois minutos um cuidador da empresa inicia uma visita nos lares norte-americanos. Pesquisa da seguradora Cigna e da Universidade da Califórnia aponta que 61% dos adultos entrevistados sentem-se solitários. A própria Cigna vai oferecer os serviços da Papa a partir de janeiro de 2022 a seus mais de 70 mil usuários – o que vai demandar uma nova onda de “papa pals” pela América.

Para Parker, “os benefícios coletivos físicos, sociais e emocionais são vastos e a oportunidade de tratar os problemas onde eles acontecem, em casa, é ilimitada”. Segundo a empresa, a solução reduz em 68% os casos de solidão. “A conexão humana é como a medicina e melhora os resultados e custos da saúde”, resume. 

Forgot Password

Header Ad