Categories

Most Viewed

Nova cena tech: seis startups do sul da Flórida para acompanhar em 2022

De desenvolvedoras de games (como a Aexlab, foto) a projetos inovadores em saúde, startups locais criam um mercado diversificado - e que atrai cada vez mais capital para investimentos de risco.

De desenvolvedoras de games imersivos a projetos inovadores em saúde, startups locais criam um mercado diversificado – e que atrai cada vez mais capital para investimentos de risco. / Imagem: Aexlab 

 

Os últimos dois anos representaram um salto para o reconhecimento do Sul da Flórida coma um das mais promissoras cenas tech dos Estados Unidos. Entre 2020 e 2021, surgiram as primeiras startups unicórnio da região, o que atraiu eventos, fundos de venture capital e ativa participação do setor público, como em Miami, para captação de investimentos e empresas. 

Na base deste ecossistema, estão algumas promissoras startups que já receberam aportes significativos e que podem ser as “próximas da fila” a ganharem escala e atrair rodadas ainda maiores de investimento – e esse crescimento vem desde o início de 2021. De acordo com a Axios, no segundo trimestre do ano passado foram investidos $ 830 milhões em empresas tech de Miami, um crescimento de 142% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Recentemente, a Miami Inno selecionou algumas dezenas de “Startups to Watch” em 2022, grande parte delas fundada em média há três anos, e que mostram a diversidade da inovação desenvolvida no Sul da Flórida. 

“Há uma variedade de indústrias em desenvolvimento, desde realidade virtual até tratamentos psicodélicos para saúde mental. As empresas estão lidando com o futuro do trabalho, investimento em criptografia, desenvolvimento imobiliário, bancos e muito mais”, destaca o editorial. 

Uma das mais recentes startups da lista é a Aexlab, um estúdio de desenvolvimento de jogos com realidade virtual. Com sede em Miami, a empresa foi fundada por três sócios no final de 2020 e já arrecadou $ 1,4 milhão em uma campanha pública de financiamento – o valor de mercado hoje é estimado em $ 50 milhões. Uma de suas apostas é um jogo imersivo e multijogador que simula técnicas de combate e tiro, o Vail VR. 

Também no ambiente virtual, mas com outro propósito, a Caribu vem chamando a atenção do mercado com uma plataforma interativa de chamadas de vídeo voltada ao entretenimento familiar, onde é possível ler e jogar com parentes distantes.  Com sede em Miami, a startup teve um aumento significativo na base de clientes – nos primeiros dias da pandemia, chegou a aumentar em dez vezes o volume de usuários. Recentemente, captou $ 5 milhões entre doações e recursos de investidores e de fundos de venture capital. À frente do projeto está Max Tuchman, ex-funcionário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

 

INOVAÇÕES EM SAÚDE

O mercado de saúde é um dos mais explorados pela nova geração de startups do Sul da Flórida. Como a Nue Life, empresa de telemedicina que oferece via aplicativo tratamentos para saúde mental com medicamentos psicodélicos, como cetamina e a psilocibina (o princípio ativo dos cogumelos alucinógenos), considerados eficazes contra depressão e transtorno pós-traumático. A startup é uma iniciativa do empreendedor Juan Pablo Cappello, co-fundador do LAB Miami e do Miami Angels, e já arrecadou $ 3,3 milhões com investidores-anjo e executivos de tecnologia. 

Outra startup de Miami que merece atenção é a Brave Health, uma clínica virtual especializada em saúde comportamental que já captou $ 21 milhões em rodadas de investimento desde a fundação, em 2019. O público-alvo são pacientes do Medicaid, programa de saúde dos EUA para a população de baixa renda, que precisam de consultas com psiquatras ou do acompanhamento de terapeutas. Em uma década, metade dos profissionais desta especialidade deixaram de atender pela Medicaid.

 

STARTUPS DE OLHO NO MERCADO EXTERNO 

O potencial exportador de Miami – e a conexão com a América Latina – também abrem oportunidades para startups. Uma delas é a Marco,  plataforma de financiamento para pequenas empresas exportadoras e uma das que mais captaram recursos entre as novas empresas da cidade em 2021. Com o propósito de fortalecer o comércio internacional fornecendo capital de giro, a Marco recebeu duas rodadas de investimento em julho passado que somam $ 82 milhões – a Florida Founders participou do round mais recente.

A Ontop foi para um outro caminho: simplificar a contratação de empregadores que buscam mão de obra internacional – reflexo do “novo normal” no mundo corporativo desde o início da pandemia. A startup, fundada por três sócios colombianos, criou uma plataforma que além conectar empregadores e profissionais, permite o gerenciamento de atividades e o pagamento dos fornecedores, em qualquer lugar do planeta. A ideia encantou grandes fundos, entre eles o Tiger Global e o Softbank Opportunity Fund, que já investiram $ 26 milhões na empresa.  

O que alguns analistas e players do mercado aguardam nestes próximos anos é entender se o recente boom de startups e investimentos na região manterá o fôlego para estabelecer de vez a região no mapa da inovação na América.

Forgot Password

Header Ad