Categories

Most Viewed

Flórida em ascensão: Orlando e Tampa buscam atrair capital e empresas de tecnologia

Estimulados com a cena tech que emergiu no Sul da Flórida, executivos e lideranças lançam desafios e iniciativas para fortalecer o surgimento de startups pelo estado

 

A ascensão de Miami nos últimos anos como um novo polo de atração de empresas de tecnologia e de fundos de investimento tem inspirado outras cidades do Sunshine State, como Orlando e Tampa, a trilhar um caminho semelhante. Em janeiro deste ano, o grupo Entrepreneurs Alliance of Orlando, que reúne executivos das maiores empresas da região, apresentou um relatório de 11 páginas chamado “The Opportunity Orlando Call to Action“, no qual detalha a necessidade de criar empregos de alta qualificação, diversificando a economia local – ainda muito dependente da movimentação turística de seus parques temáticos e resorts.

O relatório, assinado por 54 executivos e representantes e instituições de ensino, é um plano mas também uma convocação para que lideranças locais busquem caminhos para o desenvolvimento de Orlando – seja na redução da burocracia e no fortalecimento a empresas que já estão na cidade, como também na atração de novos negócios que possam alavancar a indústria turística como um “hotspot tecnológico” de entretenimento.  

Além da dependência dos setores turístico e hoteleiro, profundamente afetados com a pandemia, há a baixa remuneração média dos trabalhadores, especialmente em comparação com a realidade do mercado de TI. Enquanto o salário médio anual nas empresas tech de Orlando é de $ 89.000 (dados do CBRE Group), nas demais atividades econômicas, a remuneração média na região metropolitana é de $48.535, segundo o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos.

“Ninguém quer retardar o crescimento do lazer e da hospitalidade. Essa não é a nossa luta”, disse Dennis Pape, CEO da Enrepreneurs Alliance, em entrevista ao site Orlando Inno. “Nosso desejo é simplesmente o de fazer o setor de tecnologia crescer na cidade à medida que o turismo continua a se expandir”, explica. Só a Universal Parks & Resorts, um dos maiores grupos locais, emprega 300 trabalhadores de TI e espera contratar mais 200 até 2025.

A iniciativa se inspira nos casos de Miami – que tem atraído cada vez mais startups unicórnio e com isso recursos de venture capital e novos projetos – e de Austin, a cidade universitária que foi considerada em 2020 a primeira dos EUA na geração de empregos de TI, de acordo com a Associação da Indústria de Tecnologia da Computação. Segundo a plataforma de dados Crunchbase, a cidade texana conta hoje com 934 empresas tech, enquanto Miami tem 441 e Orlando apenas 107, o que mostra os diferentes estágios de desenvolvimento entre as regiões.

 

TAMPA: EXPANSÃO DOS INVESTIMENTOS EM STARTUPS

Se em Orlando foi preciso que empresários locais provocassem um movimento para atração de empresas, em Tampa os empreendedores de tecnologia estão chegando sem falar alarde. Em 2021, mais de 20 empresas de TI abriram negócios na cidade – entre elas a IronHack, especializada em educação tecnológica e que inaugurou um “campus híbrido” para oferecer seus cursos de maneira presencial e remota. 

Fundada em 2015 e com sede em Miami, a empresa já capacitou mais de 10 mil pessoas para trabalhar no setor de tecnologia, em cursos de desenvolvimento web, User Experience (UX) e User Interface (UI) mesmo sem conhecimento prévio de programação. No ano passado, recebeu um aporte de $20 milhões da Lumos Capital para expandir suas operações – foi onde Tampa acabou beneficiada.

Com a atração de empresas e a formação de profissionais, a região também ganha os holofotes dos fundos de investimento. No início de 2022, a Symphonic Distribution,  empresa independente de distribuição e marketing de música fundada em Tampa em 2006, recebeu seu maior aporte, $ 37 milhões, que será utilizado para desenvolver novas tecnologias para sua plataforma e adquirir outras empresas. 

“Há muito mais oportunidades de sucesso em tecnologia na Flórida e em Tampa do que havia antes. Certamente, muito mais capital está prestando atenção”, afirmou Jorge Brea, fundador da Symphonic, ao jornal local TampaBay. Desde 2013, as empresas tech fundadas na Baía de Tampa atraíram cerca de $ 500 milhões em investimentos – um terço disso só no ano passado. 

Um termômetro da aquecida cena tech de Tampa é a realização do Synapse Summit, em 17 de fevereiro, e que reuniu cerca de 5 mil na Amalie Arena para acompanhar palestras sobre tendências e a apresentação de dezenas de pitches de negócios de startups locais. A Synapse é uma entidade sem fins lucrativos com objetivo de fortalecer a Flórida como um hub de inovação. 

“Começamos em 2017 com um grupo de empreendedores que viu muitas oportunidades no estado mas que não estavam sendo aproveitadas”, explica o CEO e fundador Brian Kornfeld. A missão do grupo, reforça, “é descobrir novas tecnologias que estão se desenvolvendo bem diante de nossos olhos e fazer com que jovens empreendedores locais se sentem à mesa com mentores e investidores, recebendo conselhos e outros recursos”.

 

Foto (Tampa): Kody Cheyne/ Unsplash

Forgot Password

Header Ad