Categories

Most Viewed

As startups do sul da Flórida que estão na lista 2022 dos “unicórnios emergentes”

Empresas que operam no e-commerce como a OpenStore, fundada há um ano em Miami, e a ShipMonk (foto), do imigrante tcheco Jan Bednar, estão com valor de mercado próximo à marca de $ 1 bilhão – e seguem em franca expansão. 

 

Ainda que o mercado de venture capital e de startups esteja passando por um momento de turbulência e desaceleração de investimentos em 2022 – e com alguns “unicórnios” fazendo demissões em série para ajustas as contas – a fila de empresas de tecnologia prestes a entrar no clube de $ 1 bilhão em valor de mercado segue crescendo.

Levantamento recente publicado pelo Crunchbase, plataforma global de dados sobre investimentos em startups, aponta que há mais de 300 negócios inovadores que devem ultrapassar neste ano a marca bilionária mundo afora. De acordo com o estudo Emerging Unicorn Board, mais da metade (156) destas empresas está sediada nos Estados Unidos, com destaque para os estados da Califórnia, Nova York e Massachusetts. Em um distante segundo lugar está a Índia (com 34 candidatos a unicórnios), com a China (28) em terceiro lugar e o Reino Unido (24) em quarto.

Do total de startups norte-americanas, quatro estão localizadas no Sul da Flórida. A mais próxima da marca bilionária é a OpenStore, com sede no bairro de Wynwood, em Miami, e valor de mercado estimado em $ 750 milhões. A empresa foi criada em março de 2021 por Keith Rabois, membro da histórica “máfia do PayPal”, que gerou empreendedores seriais como Pete Thiel e Elon Musk, e que atualmente integra o grupo de investimentos Founders Fund. 

A OpenStore desenvolve um software de e-commerce pelo qual os comerciantes de plataformas como Shopify avaliam produtos, precificam e fazem ofertas. A premissa é gerar inteligência para melhorar margens de determinados produtos, muitas vezes reduzindo o preço e aumentando a possibilidade de venda. O sistema usa dados de anúncios promocionais e também oferece serviço de pesquisa sobre custos de fretes e logística.

Em novembro passado, a startup captou uma rodada série A de $ 75 milhões, de investidores como a General Catalyst e a Khosla Ventures. Neste ano, mais do que dobrou sua sede em Miami e espera crescer de 60 para 100 funcionários até dezembro. 

O investidor e empreendedor Keith Rabois: da “máfia do PayPal” para o mercado tech do Sul da Flórida.

 

A OPORTUNIDADE QUE VIROU UM NEGÓCIO ESCALÁVEL

Logo em seguida na lista dos prováveis novos unicórnios do Sul da Flórida está a ShipMonk, que também atua no mercado de e-commerce. Criada em 2014 e com sede em Fort Lauderdale, a startup desenvolveu uma plataforma de integração (API) que importa os pedidos feitos no carrinhos de compra on-line, seleciona, embala e envia aos clientes. 

Nos primeiros quatro anos, o faturamento subiu de $ 130 mil para $ 30 milhões por ano – em 2018, captou a primeira rodada, no valor de $ 10 milhões. No ano seguinte, já tinha dobrado as receitas. A empresa foi fundada por Jan Bednar, um tcheco que imigrou sozinho aos Estados Unidos aos 16 anos e fez faculdade de Gestão de Sistemas de Informação na Florida Atlantic University.  “Pouco tempo depois de começar a faculdade, amigos e familiares em casa começaram a me pedir para enviar produtos americanos que não estavam disponíveis na República Tcheca”, lembrou Bednar em depoimento ao site Starter Story. 

“Não demorou muito para eu perceber que este era um problema que precisava ser resolvido, e que eu podia ganhar dinheiro fazendo isso”, completa o CEO da empresa, que conta com 2,5 mil funcionários em sete estados dos EUA, além das unidades no Canadá, México e República Tcheca. 

Atualmente, a ShipMonk tem valor de mercado avaliado em $ 700 milhões, impulsionado por uma megarodada de $ 290 milhões, liderada pela Global Growth Investor Summit Partners em 2020. Os recursos foram destinados a P&D, contratações e expansão internacional.

 

AS PRÓXIMAS NA FILA DOS UNICÓRNIOS

A lista de “unicórnios emergentes” destaca também a fintech Novo, uma plataforma bancária digital voltada a pequenas empresas com sede em Miami e que captou no início de 2022 um investimento de $ 90 milhões liderado pelo fundo Stripes para um agressivo plano de crescimento de clientes e serviços – de acordo com a lista do Crunchbase, a empresa tem valuation de $ 700 milhões.

A fintech oferece serviços bancários digitais e facilitados (abertura de conta em minutos, transações, empréstimos) com foco na comunidade de freelancers, micro e pequenos empreendedores e sem os “custos ocultos” que geralmente são cobrados pelas instituições financeiras tradicionais, que praticamente dominam o mercado, segundo o fundador e CEO Michael Rangel. “Cresci em Miami, e tenho gostado muito de ver o início da cidade e as comunidades de pequenas empresas crescerem na última década”, afirmou o empreendedor em comunicado ao inaugurar nova sede na cidade, no início de 2021.  

Algumas milhas ao norte, em Boca Raton, está a quarta startup do estudo divulgado pela Crunchbase. Trata-se da ModMed, uma plataforma em nuvem que fornece softwares clínicos, financeiros e operacionais a médicos de diversas especialidades. Criada originalmente com o nome de Modernizing Medicine, a empresa está avaliada em $ 500 milhões e já recebeu um total de $ 376 milhões em rodadas de venture capital e private equity.  Fundada em 2010 pelo empreendedor Daniel Cane e o médico Michael Sherling, a ModMed foi eleita recentemente o “Negócio do Ano” de 2022 pelo South Florida Business Journal em função de seu crescimento, relevância para a comunidade e inovação.

Considerando o ritmo de expansão destas companhias, e a nova safra de startups que surgiu nos últimos anos, o Sul da Flórida tende a ser cada vez mais um ponto de referência para novos e futuros unicórnios tech.   

Forgot Password

Header Ad