Categories

Most Viewed

O dinheiro sumiu? Startups de Miami levantam capital em plena crise do venture capital

In three recent deals, South Florida companies as fintechs OppZo, Zilch and healthtech BTT announced rounds totaling $ 340 million.

Em três deals nos últimos dias, empresas que atuam no Sul da Flórida como as fintechs OppZo, Zilch e a healthtech BTT anunciaram rodadas que somam $ 340 milhões. 


A crise que abateu o mercado de venture capital e fez a cotação das criptomoedas despencar em 2022 – resultado da inflação global e do aumento de juros – fez com que as notícias de grandes aportes em startups se tornassem mais raras nos últimos meses. Porém, nem todos os fundos se retraíram – e tampouco as empresas deixaram de buscar capital para desenvolver produtos e serviços que atendem a demandas do mercado. 

É o caso da OppZo, startup fundada em 2020 em Miami e que anunciou no início de julho uma rodada de $ 260 milhões para escalar seu negócio: fornecer capital de giro a pequenos e médios empreiteiros credenciados pelo governo dos Estados Unidos para fazer obras nas chamadas “zonas de oportunidade”, regiões pobres e degradadas que estão passando por um processo de revitalização.

A diferença é que boa parte destes recursos não vêm de um fundo de investimento agressivo, mas dos próprios empreendedores. Ao todo, $ 255 milhões representam um financiamento de dívida, enquanto os outros $ 5 milhões vem do Arcadia, um fundo com sede em Sydney (Austrália) especializado no mercado imobiliário e de construção civil. O aporte, explicou o fundador e presidente da OppZo, Randy Garrett, será utilizado para empresas destas “zonas de oportunidade” que precisam de capital para os negócios. Segundo a empresa, o pipeline de clientes tem mais de 2.000 empresas com essa necessidade nos EUA. 

“Entendemos desde o começo os impactos da disparidade no financiamento”, argumenta o diretor executivo Warren Reed, “e estamos oferecendo a solução ideal ao mercado”.  Mercado que significa quase $ 700 bilhões em contratos de empresas com o governo dos EUA em 2020 – e que não deve desacelerar em função dos pacotes de desenvolvimento em infraestrutura anunciados desde o ano passado.  

O programa federal que incentiva investimentos privados em comunidades de baixa renda foi criado em 2017 e oferece vantagens tributárias a quem compra imóveis nessas regiões e os mantém por pelo menos cinco anos. Aqueles que administram por 10 anos ou mais não pagam impostos pelos ganhos de capital ao venderem o imóvel. 

Um em cada 4 contratos fechados em 2020 para as “zonas de oportunidade” foram firmados com pequenas e médias empresas. No modelo da startup, os empréstimos variam de $ 100.000 a $ 1 milhão, com prazo de pagamento em até 18 meses e taxa de juro total a 8%. 

DE LONDRES A MIAMI, SURGE UM NOVO UNICÓRNIO

Assim como a OppZo, outra fintech com operações no Sul da Flórida teve destaque no mercado de venture capital nas últimas semanas. A Zilch – um app de “compre agora e pague depois” e gerenciamento financeiro que permite aos usuários parcelar compras em lojas parcerias – ampliou a rodada série C com um investimento adicional de $ 50 milhões. No ano passado, a empresa havia captado $ 110 milhões e agora atingiu um valuation de $ 2 bilhões – ou seja, se tornou um novo unicórnio em meio à redução de financiamento a startups.

A Zilch foi fundada em Londres, mas colocou Miami no centro de sua estratégia de negócios nos EUA, onde o crescimento chega a ser quatro vezes maior do que no Reino Unido. A empresa abriu um escritório na cidade há dois meses e planeja contratar pelo menos 100 pessoas – metade delas até o final de 2022. Segundo o CEO e co-fundador Philip Belamant, “dados do Open Banking mostram como clientes de todas as idades estão deixando os cartões de crédito tradicionais em função dos juros altos para economizar e gerenciar seu fluxo de caixa para aplicativos como o nosso”.  

A primeira conexão da Zilch com Miami foi a compra da startup local NepFin, no ano passado. A ideia inicial dos empreendedores era se estabelecer em Nova York ou no Vale do Silício, mas a empresa foi selecionada para o Miami Downtown Development Authorities Follow The Sun – programa de incentivo a empresas com pelo menos 10 funcionários e que querem se mudar para a cidade, com pagamento extra de $ 500 por cada colaborador que chega.  

Neste aquecido início de julho, outra startup da região que anunciou uma rodada de investimentos é a BTT Corp, que está criando uma tecnologia vestível (wearable) pioneira para tratamento contínuo e não invasivo das funções cerebrais, o chamado BTT (Brain Thermal Tunnel). A empresa, com sede em Aventura, ao norte de Miami, recebeu um recurso de $ 29,3 milhões da Oklahoma Rock Holdings para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento da inovação que ajuda a combater um série de distúrbios neurológicos, como esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson, entre outras. O sistema é baseado em freqüências termorregulatórias cerebrais e no túnel térmico cerebral descoberto pelo médico brasileiro Marc Abreu, que também é o diretor científico da BTT Corp.

Estes aportes recentes mostram que os dois principais mercados para captação de recursos – fintechs e healthcare – seguem em alta no Sul da Flórida e também fortalecem a região no radar global de inovação e novos negócios.

 

Foto: Sharon McCutcheon (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad