Categories

Most Viewed

Ubicquia, de Fort Lauderdale, cresce levando tecnologia acessível para cidades inteligentes

Startup que captou mais de $60 milhões em investimentos, já instalou sua plataforma de captação e análise de dados de tráfego e segurança pública em mais de 100 cidades.  

 

Uma startup de Fort Lauderdale está ajudando cidades dos EUA a transformar sua infraestrutura de iluminação pública em uma rede de ativos digitais conectados. A Ubicquia vem chamando a atenção no mercado de tecnologia com um plataforma (hardware e software) que captura e analisa dados de mobilidade e segurança pública, além de  expandir a rede de banda larga urbana em parques e estabelecimentos comerciais por meio de um dispositivo acoplado em postes de luz.

A empresa foi fundada em 2014 pelo CEO Ian Aaron em Melbourne (Florida) e poucos anos depois rumou ao Sul, uma mudança que impactou diretamente o modelo de negócio com a contratação de talentos de tecnologia e engenharia da região. Inicialmente, a ideia era criar um dispositivo que fosse levado ao espaço, mas com a experiência de profissionais que passaram por grandes empresas de TI – como Motorola, Cisco, GE, entre outras – o projeto mudou para um produto escalável e que pudesse beneficiar diretamente um grande número de pessoas em áreas urbanas.

Os dispositivos da Ubicquia se conectam às tomadas de fotocélulas dos postes de iluminação pública existentes e aos transformadores. A tecnologia, que já está em utilização em mais de 100 cidades dos Estados Unidos, é compatível com 300 milhões de em todo o mundo – na definição da empresa, é como um canivete suíço para a área de dados na gestão pública. Esta inovação, afirma Aaron, “é a maneira mais rápida e econômica de dimensionar câmeras públicas WiFi e de segurança pública, incluindo leitores de placas de veículos em toda a cidade. Tudo o que precisa é de uma luz de rua para começar”. 

Desde que foi criada, a Ubicquia captou mais de $60 milhões em rodadas de investimento – as mais recentes foram em setembro de 2020 e janeiro deste ano, por meio de fundos com sede na Flórida, como Trog Hawley Capital (West Palm Beach), Fuel Venture Capital (Miami) e ClearSky (North Palm Beach). No início de 2022, a empresa adquiriu uma concorrente, a CityIQ, que já contava com mais de 8 mil câmeras instaladas em cidades dos EUA e Canadá e que monitoram tráfego e segurança pública.

O carro-chefe da startup, o UbiBub, é gerenciado e monitorado por um sistema em nuvem de visualização e análise de dados, que permite a integração, via APIs, de softwares utlizados por outras empresas e instituições públicas, da prefeitura à polícia. “Nós conseguimos ajudar as cidades de maneira significativa. E é tudo desenvolvido aqui no Sul da Flórida”, destaca Aaron. 

Segundo ele, um dos principais desafios para que as cidades instalem este tipo de equipamento é o alto custo da tecnologia. “Implantar um sensor de qualidade do ar pode custar de $5.000 a $10.000, e uma cidade como Miami precisa de milhares deles. Fazemos um produto que, incluindo software e conectividade, custa $1.300 durante três anos”, compara.

DADOS EM TEMPO REAL  

Mas alguns dos principais casos de sucesso da tecnologia para smart cities da empresa estão em outras partes do país. Como em West Hollywood, Califórnia, onde o “UbiHub” foi instalado para a gestão do tráfego local, de carros a bicicletas e pedestres. “Dados inteligentes apóiam medidas de segurança pública e nossas necessidades de desenvolvimento e planejamento para moradores e turistas”, explicou à Refresh Miami o gerente adjunto de West Hollywood, Jackie Rocco. 

Em Ontário (Canadá), há mais de 12,5 mil células da empresa instaladas que ajudam a reduzir o consumo de energia na cidade. O próximo passo é usar a tecnologia da Ubicquia para ampliar o acesso ao Wi-Fi público e para conectar os dados e imagens captados com a área de segurança pública em tempo real. Segundo Ron Ivie, presidente da Telcon Services, que fornece serviços de tecnologia na região de Toronto, há um plano de cinco anos para investimento em fibra óptica e conectividade “para que a cidade ofereça Wi-Fi de baixo custo como serviço à população e implemente segurança digital em uma plataforma unificada”. 

O CEO da Ubicquia afirma que deve expandir a equipe – que conta hoje com 150 funcionários – nos próximos meses. Recentemente, a startup fez uma parceria com a Florida Atlantic University para um programa de estágio, que já rendeu bons resultados. “Muitas mulheres que passaram pelo programa já estão contratadas em tempo integral. A região tem sido uma base incrível para nós e estou animado para continuarmos crescendo aqui”, define Aaron.

Forgot Password

Header Ad