Categories

Most Viewed

Cirurgia dentária com robôs: Neocis, de Miami, recebe investimento de $ 40 milhões

Primeira (e única) tecnologia aprovada pela FDA ajuda dentistas a fazer procedimentos com precisão – só em 2022, foram mais de 10.000 cirurgias com inovação desenvolvida pela healthtech do CEO Alon Mozes.  

 

Um robô, batizado de Yumi, que mapeia todos os procedimentos necessários em um paciente para implantes dentários e que guia os profissionais médicos durante a cirurgia, reduzindo as incisões e a dor, além de acelerar a recuperação pós-cirúrgica. Esta inovação, desenvolvida pela healthtech Neocis, com base em Miami, é a primeira (e até o momento única) aprovada pela Food & Drug Administration (FDA) e deve ganhar cada vez mais espaço nos ambientes odontológicos nos próximos anos. 

Neste mês, a Neocis – fundada pelo Cientista da Computação e PhD em Engenharia Biomédica Alon Mozes – recebeu um aporte de R$ 40 milhões do fundo Intuitive Ventures, da Califórnia, para investimentos em pesquisa, desenvolvimento, vendas e marketing – especialmente em novos serviços pré e pós-operatório, tanto no software quanto no hardware. Desde que foi criada, em 2012, a Neocis soma $ 163,1 milhões captados ao longo de oito rodadas de investimento – a maior delas, no valor de $ 72 milhões, veio em 2021. Entre os fundos que fazem parte do negócio estão a Mithril Capital Management, de Peter Thiel (um dos fundadores do PayPal), a Norwest Venture Partners e a DFJ Growth. 

Os resultados obtidos pela empresa em 2022 chamaram a atenção dos investidores. Só neste ano, a Neocis praticamente dobrou o volume implantes dentários realizados com apoio do robô Yumi – ao todo, foram 10.000 mil implantes em 2022 do total de 20.000 já contabilizados pela startup. O software fornece planejamento pré-operativo de procedimentos de implantação dentária e orienta a navegação dos instrumentos cirúrgicos.

“Acreditamos no compromisso da Neocis em atender às necessidades dos clientes e pacientes através de um ecossistema robótico cada vez mais amplo e sua impressionante plataforma tecnológica que expande o acesso ao atendimento odontológico de alta qualidade”, explica Oliver Keown, diretor gerente da Intuitive Ventures. 

O aporte reforça o mercado emergente de startups de saúde de Miami: em setembro passado, a RapidPulse, startup que atua com produtos vasculares minimamente invasivos contra o derrame isquêmico, recebeu um cheque de $10,5 milhões; enquanto a a ILiAD Biotechnologies, responsável pelo desenvolvimento de uma promissora vacina contra coqueluche (BPZE1), anunciou investimento de $42,8 milhões. 

 

ENTRE A ODONTOLOGIA E A CIRURGIA ROBÓTICA 

O mercado de cirurgias robóticas está crescendo em todo o planeta: estima-se que até 2025 o volume de procedimentos minimamente invasivo mais do que dobre em relação ao volume atual (1 milhão de cirurgias). Além disso, este mercado deve movimentar mais de $ 22,7 bilhões em negócios até 2030, com o surgimento de novas empresas e tecnologias disruptivas.  

Em entrevista à Refresh Miami, Mozes afirmou que o próximo passo da Neocis é concluir o que ele chama de “fluxo de trabalho dentário digital”, no qual os dentistas possam fazer todo o planejamento no software, dos componentes cirúrgicos à próteses e restauradores. “O robô os ajudará a executar isso da maneira exata como projetaram. Fazer o processo de ponta a ponta é o que queremos entregar em nosso roadmap de produtos”, resumiu o empreendedor, que nasceu no Sul da Flórida, estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e foi trabalhar no mercado de tecnologia do Vale do Silício.

Ao voltar para Miami, ele estudou Engenharia Biomédica e mudou os rumos da carreira. E é na cidade natal que ele está ampliando os negócios. Em março, a empresa anunciou um nova sede no Distrito de Artes de Wynwood – atualmente, são cerca de 140 funcionários (grande maioria trabalhando no Sul da Flórida) e há vagas abertas para pelo menos 30 profissionais. 

“Miami é um excelente mercado para o crescimento dos negócios e esta relocalização nos proporcionará ainda mais espaço e flexibilidade para desenvolver nossa pegada inovadora em tecnologia de saúde. Estamos tentando crescer da maneira mais rápida possível”, conclui Mozes. 

Forgot Password

Header Ad