Categories

Most Viewed

Uma futura gigante do blockchain? QuikNode, de Miami, capta $60 milhões e prepara expansão global

Miami-based QuikNode Raises $60 Million and prepares for Global Expansion

Em um ano e meio, startup ampliou em seis vezes o volume de funcionários e segue a passos firmes para se tornar o próximo unicórnio nascido no Sul da Flórida

 

Uma startup da cena tech de Miami começa a despontar como uma possível “futura gigante” da Web3, considerada uma nova era para o uso e desenvolvimento da Internet. A QuikNode, fundada em 2017 e que apostou muito antes do hype em novas ferramentas digitais como o blockchain, vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos graças a uma migração cada vez maior de empresas a estes sistemas da Web3. 

Nesta semana, a empresa – que oferece uma plataforma simplificada para infraestrutura web3 voltada a desenvolvedores – anunciou a captação de sua maior rodada de investimento: $60 milhões, liderados pela 10T Holdings e com participação de diversos outros fundos, como Tiger Global Management, Seven Seven Six Ventures e QED Investor. Com este deal, a QuikNode foi avaliada em $800 milhões, muito próxima de se tornar um dos próximos unicórnios nascidos no Sul da Flórida. Os recursos do novo aporte serão utilizados para contratações, desenvolvimento de tecnologia e expansão para outras regiões. 

Se ainda há desconfiança do mercado quanto à adoção de ferramentas de web3 (em função de desvalorizações de algumas criptomoedas e de algumas empresas tech que atuam neste nicho), a curva de crescimento da QuikNode pode indicar o nível de interesse das empresas em novas tecnologias. 

Nos últimos trimestres de 2022 a empresa bateu recorde de receitas, com expansão na casa dos 300% em comparação com o período anterior. É o reflexo de gigantes da Web 2.0 indo pra Web3 – e de startups nativas surgindo em grande volume. Entre os clientes estão Twitter e Adobe, além de plataformas nativas como Coinbase e OpenSea.

Há um ano e meio, quando a empresa recebeu o maior aporte até então ($35 milhões), a equipe era de 20 funcionários. Hoje são 120 – e subindo. “Toda a indústria está para entrar na próxima era. Com esta captação de recursos, estamos nos preparando para uma adoção em massa da tecnologia de blockchain em 2023 e assim por diante pelo resto da década”, disse o CEO e cofundador Alex Nabutovsky em entrevista ao TechCrunch

A plataforma é compatível com 16 blockchains (como Bitcoin, Ethereum, Solana e Binance) e espera agregar outros cinco até o final do ano. “Temos mais de 50 mil desenvolvedores constantemente pedindo coisas novas pela plataforma”, calcula o CEO.

LOJA DE APPS PARA WEB3

Fundada por quatro empreendedores da região de Miami –  Alex Nabutovsky, Auston Bunsen, Dmitry Shklovsky e Manuel Kreutz – a QuikNode levou alguns anos para encontrar o fit do mercado com sua plataforma. Em 2021, passou pela Aceleradora Y Combinator e pouco depois recebeu o primeiro grande aporte. Um ano depois, comprou a icy.tools, uma plataforma de data analytics para o mercado de NFTs, que permite aos usuários descobrir, rastrear e analisar tendências com acesso a dados de preços e volumes em tempo real, gráficos e históricos de transações. Ainda em 2022, a QuikNode lançou o seu marketplace, em que desenvolvedores poderiam criar e vender plugins, APIs e aplicativos habilitados para blockchain. É, basicamente, a app store da nova internet.

O que isso muda na prática para os devs? Como explicou o co-fundador Auston Bunsen ao Refresh Miami, “antes os desenvolvedores precisavam usar diferentes blockchains em contas separadas e ainda escrever um software para integrá-lo a suas aplicações. Agora isso pode ser feito com um clique”.  

A QuikNode ainda navega sem muitos concorrentes neste cenário. “Se tivermos a adoção em massa para blockchain neste ano como vimos no ano passado, é preciso fornecer infra-estrutura empresarial do mais alto nível”, reflete o CEO Alex. O horizonte, para ele, é que a empresa se torne uma gigante da web3: “nós gostaríamos de ser a AWS (Amazon Web Services) ou a (Microsoft) Azure do blockchain. A indústria está muito madura para isso e a produção está sendo assombrosa”.

 

Forgot Password

Header Ad