Categories

Most Viewed

Impulsionado pela cena “Miami tech”, Flórida cresce no ranking nacional de investimentos em startups

No ano em que o volume de aportes caiu em média 30% nos EUA, o Sunshine State ocupa a 6a. posição no país, somando mais de 700 deals e $ 8,1 bilhões investidos – deste total, 70% vem do Sul da Flórida.

 

Nas próximas semanas, a região de Miami será o epicentro de uma série de eventos de empreendedorismo e tecnologia: o “Tech Month” reunirá conferências, congressos, feira de empregos, meetups e inúmeras outras agendas entre investidores e startups locais. A edição 2023 vai marcar a consolidação da “Miami Tech Scene” em meio a uma retração do setor de TI e do volume de investimentos em venture capital no país, já que o Sunshine State apresentou um crescimento significativo nos negócios em 2022, como aponta o recém-publicado report eMerge Insights.

Ao todo, a Flórida aparece como sexto estado nos EUA com maior volume de investimentos de venture capital no ano passado: foram cerca de $8,1 bilhões em 703 deals, o que posiciona a região em um patamar intermediário entre os principais ecossistemas de inovação do país, ao lado de Illinois ($10,3 bi), Texas ($9,5 bi) e Washington ($8,1 bi), embora ainda distante dos maiores centros tech, como a Califórnia ($104,4 bi), Nova York ($28,8 bi) e Massachusetts ($ 21,1 bi).

Este resultado se deve especialmente à expansão dos negócios na região de Miami-Fort Lauderdale, que concentrou mais de 70% do volume total de recursos investidos em empresas da Flórida: foram $5,8 bilhões aportados em 2022, superando os $5,3 bilhões do ano anterior. Em comparação ao cenário de quase uma década atrás, é uma evolução significativa: em 2013, o Sul da Flórida somava pouco mais de $ 600 milhões em investimentos em startups e, em todo o estado, o total mal ultrapassava a faixa de $ 1 bilhão, como destacou o Refresh Miami.

“A Flórida é um dos poucos destaques do mapa de venture capital nos EUA em 2022”, destacam os editores do report. “Miami percorreu um longo caminho: a região começou a fazer grandes movimentos com um período de três anos, de 2018 a 2020. A migração de empreendedores e investidores que começou na pandemia não diminuiu, e isso impulsionou os resultados de capital de risco”. Um dos destaques de 2022 foi a chegada da firma de VC de Andreessen Horowitz instalando um escritório em Miami Beach, assim como dezenas de importantes investidores da Bay Area e de Nova York. 

Gráfico da evolução dos investimentos na região de Miami-Fort Lauderdale. / Crédito: eMerge Americas, com dados de Pitchbook, Crunchbase e CB Insights

 

FINTECHS E HEALTHTECHS DOMINAM CENÁRIO

O setor de tecnologia para o mercado financeiro foi o principal destaque no Sul da Flórida no ano passado. Dos cinco principais aportes em startups em 2022, três foram em fintechs: a YugaLabs, plataforma de NFT conhecida pela série Bored Ape Yacht Club, recebeu investimento de $ 450 milhões (o maior de todos); a Oppzo, plataforma voltada a pequenas e médias empresas, captou $ 180 milhões para expandir operações; mesmo valor recebido pela Jeeves, que oferece sistema de gestão financeira corporativa.

Há muitas outras na lista dos top deals do ano, caso do banco digital Novo ($125 milhões captados) e das plataforma Finally (que oferece backoffice financeiro e levantou $96 milhões) e Avenue (focada em investimentos alternativos para o mercado da América Latina e recebeu aporte de $95,5 milhões). 

Outra área-chave para o desenvolvimento da região é o setor de inovação em saúde e bem-estar. “Com um crescente número de startups de healthcare na região – e o segundo maior distrito de saúde do país, este mercdo se tornou um motor constante de inovação e geração de empregos em Miami”, diz o report. Ainda que não tenha registrado aportes tão significativos quanto o setor de fintechs, mas as healthtechs tem importante fatia no mercado de VC: ao todo, foram $591 milhões investidos, cerc de 19% dos deals no Sul da Flórida. 

Mas há mais mercados em que a Flórida e a região metropolitana de Miami podem surpreender nos próximos anos, em especial nas áreas de educação, mercado imobiliário e tecnologias para o clima. Somados, estes três segmentos representaram cerca de $640 milhões investidos em 2022. 

Na avaliação do eMerge Americas, os resultados deste ano podem apresentar uma queda no total de investimentos, seguindo uma tendência global em função das incertezas do mercado: “mas apostamos que Miami, com suas características, podem mais uma vez superar as adversidades”.

 

Foto: Tobias Faucher (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad