Categories

Most Viewed

Com segunda maior volume de vendas nos EUA, Flórida expande infraestrutura para carros elétricos

Florida expands infrastructure for electric cars

Empresas apostam no potencial da região para instalar centenas de estações de recarga veículos. Enquanto isso, uma startup de Miami cresce desenvolvendo solução ponta a ponta para este mercado.

O mercado de carros elétricos está expandindo na Flórida: de 2021 para 2022, o volume de automóveis registrados no estado com essa matriz energética passou de 58 mil para 96 mil – o segundo melhor resultado, atrás apenas da Califórnia, segundo o Departamento de Energia dos EUA. Em todo o país, estima-se que as vendas cresceram 85% de um ano para o outro.

Trata-se de um avanço comercial relevante, mas para se manter em expansão, é preciso ampliar a rede de infraestrutura para os veículos elétricos (especialmente com estações de carregamento). Mas o Sunshine State vem se preparando para isso – e pega carona nos esforços da gestão Biden para reduzir a emissão de carbono na área de transportes. No final de 2021, o governo dos EUA lançou um pacote de incentivos que soma $ 7,5 bilhões para subsidiar a rede de carregamento elétrico de carros. Um estímulo para atingir o objetivo de, até 2030, metade dos novos veículos vendidos no país seja elétrica.

Em 2022, pelo menos mil pontos de recarga estavam previstos para serem instalados em cerca de 200 locais ao longo da Flórida. Grande parte são carregadores para distâncias curtas (10 a 20 milhas por hora de abastecimento) mas que, com boa distribuição pelo estado, podem garantir autonomia aos usuários. Outros pontos permitem um carregamento “substancial” em cerca de meia hora de uso, afirma Anuj Chokshi, diretor de mobilidade elétrica da FPL, que vem instalando pontos de recarga de carros elétricos na Flórida desde 2020. 

Outra empresa que atua na área, a Edison Electric Institute está trabalhando com companhias de energia para transformar a Flórida em um dos principas corredores de abastecimento de carros elétricos nos EUA até o final de 2023.

STARTUP DA “MIAMI TECH” EXPANDE PRODUZINDO CARREGADORES E OPERANDO ESTAÇÕES

A adesão aos EVs (electric vehicles) só não é maior, dizem especialistas, por duas razões: o alto custo em comparação aos carros com motor a combustão e a insegurança dos motoristas com relação à autonomia e redes de carregamento. Mas uma startup com sede em Miami vem crescendo justamente neste gap de mercado.

A Blink Charging é hoje uma das maiores empresas do segmento de carregadores para carros elétricos e vai além da produção: ela desenha, fabrica e opera estações ao redor dos EUA. De um ano para cá, o volume de funcionários cresceu de 130 para cerca de 600, o que mostra o tamanho da expansão deste setor. 

“Não há outro fabricante nos Estados Unidos que possua e opere equipamentos que estejam no campo”. Isto nos permite reunir todos os dados, todas as experiências desde a aquisição do local, avaliação do local, instalação do hardware, manutenção e operação desse hardware, e lidar com o proprietário da propriedade e os consumidores que pagam pela eletricidade. Nós produzimos nosso hardware para vender energia, não para vender o hardware”, explica o CEO Michael D. Farkas ao Refresh Miami

Ele lembra que quando ele fundou a empresa há 15 anos, mal conseguiu marcar reuniões para apresentar o produto. “As pessoas costumavam me perguntar se eu era um maluco, e agora pensam que sou um profeta”.

 

EVENTO DO EXPERIENCE CLUB US APRESENTA PROJETO DE CARRO VOADOR 

No próximo dia 18 de Abril, dentro da programação do Miami Tech Month, o Experience Club US promove o encontro “A World Disrupted”, que trará debates sobre algumas das principais tendências de disrupção nos negócios, com base nos insights trazidos pela missão com empresários dos EUA e Brasil ao South by Southwest (SXSW). 

Os convidados do encontro são Flávio Pripas, diretor da startup Digibee e sócio do Experience Club US, e Clenilson Gonçalves, diretor de Business Development da Embraer-X, braço de negócios inovadores da fabricante brasileira de aeronaves Embraer e que tem unidade na Space Coast da Flórida, e Matthew Land, Diretor de Relações Governamentais da EVE Air Mobility. A reunião detalhará o projeto EVE, um protótipo de carro voador que a empresa vem desenvolvendo para se estabelecer como um dos pioneiros no mercado de mobilidade aérea urbana.

 

Foto: Andrew Roberts (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad