Categories

Most Viewed

North Miami lança programa de apoio e desenvolvimento de startups

NORTH MIAMI LAUNCHES PROGRAM TO SUPPORT AND DEVELOP STARTUPS

A NoMi Tech quer promover a criação de empresas inovadoras em uma área ainda isolada do ecossistema emergente do sul da Flórida

 

Enquanto o centro financeiro de Brickell e o distrito criativo de Wynwood lideram a atração e o interesse de empresas, investidores e profissionais do ecossistema de tecnologia em Miami, do outro lado da cidade, uma iniciativa com apelo social e econômico tende a desenvolver um novo centro de negócios inovadores no Sul da Florida.

Lançado em abril pela prefeitura de North Miami, o NoMi Tech é um programa para desenvolver empreendedores, apoiar startups e formação profissional para a economia digital, apreoveitando o crescimento da cena “Miami Tech” nos últimos anos. A região norte, com mais de 62 mil moradores, tem uma população predominantemente negra (60%) e ainda está descolada do hype do ecossistema local.

“Todos querem morar no Sul da Flórida e North Miami pode se valer dessa atratividade”, disse ao Miami Herald a vice-prefeita Mary Estime-Irvin. “Precisamos nos preparar como cidade e sempre pensar de que maneira a população pode ter um lugar para trabalhar, morar e se divertir”.

O programa inclui um programa de educação para empreendedores por meio do Lightship Bootcamp, uma série de workshops desenvolvida pela Lightship Foundation, líder no fornecimento de recuros e apoio a startups lideradas por minorias nos EUA, especialmente no Centro-Oeste e Sul do país.

De acordo com o Instituto McKinsey para a Mobilidade Econômica dos Negros, a população negra dos EUA representa 12% da força de rabalho, mas apenas 8% dos trabalhadores atuam em profissões técnicas. E a disparidade só tende a aumentar, pois enquanto o volume de vagas de trabalho em tecnologia deve aumentar 14% nos EUA em 2023, a expectativa é que a participação dos talentos da comunidade negra cresçam apenas 8% no mesmo período.

“O NoMi Tech fornecerá o treinamento necessário para os participantes desenvolveren novas habilidades para empregos mais bem remunerados no setor de tecnologia. Manter nossos talentos em casa e, ao mesmo tempo, investir em seu futuro é a forma de investir na comunidade”, afirmou a vice-prefeita.

O NoMi Tech prevê um plano de sete pontos para impulsionar a cidade na corrida por novos negócios e empregos tech. São eles:

1. Desenvolvimento e consolidação do North Miami Tech;
2. Seleção de mercados-alvo: de acordo com o potencial local, já estão mapeados setores com potencial inovativo como manufatura avançada, serviços corporativos, energia limpa, mídias digitais e produção musical
3. Criar um distrito de arte & inovação na 125th Street, conectando empreendedores, produtores, aceleradoras e investidores
4.Desenvolver um hub local de inovação (com locação de espaços físicos e virtuais)
5. Criar uma agenda de programas contínuos de capacitação empreendedora e formação profissional
6. Desenvolver um progrma de incentivos para a região
7. Criar um fundo de desenvolvimento local

 

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico e Iniciativas Estratégias de North Miami, John Norfils, “o objetivo do programa é posicionar a região como um destino para empreendedores que querem trazer suas startups e desenvolvê-las aqui”. No primeiro ano de atividades, a parceria com a Lightship Foundation envolve investimentos de $ 140,000.

“Como Miami é cada vez mais reconhecida como uma força forte na economia global impulsionada pela tecnologia, é importante que ecossistemas amplamente representados por fundadores negros, como o Norte de Miami, também tenham a oportunidade de capitalizar”, resume Candice Matthews Brackeen, fundadora e CEO da Lightship Foundation.

 

Foto:  Michel Reyes (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad