Alex Gladstein, da Human Rights Foundation, alerta para o poder do Bitcoin e a economia descentralizada na defesa da democracia
O avanço das grandes corporações sobre os dados dos indivíduos e sua relação próxima com os governos estão criando a maior ameaça global à liberdade na história da humanidade, em um nível jamais imaginado por George Orwell, o autor genial de “1984”. Um dos caminhos mais efetivos para reverter um cenário distópico de ditadura digital que já se vislumbra na China é quebrar essa corrente por meio do dinheiro, como o uso de Bitcoin.
O alerta parte de Alex Gladstein, Chief Strategy Officer da Human Rights Foundation, acadêmico da Singularity University e uma das maiores autoridades do mundo em Bitcoin.
Confira alguns dos principais insights de Alex Gladstein sobre o tema:
1- “Quando você troca privacidade e liberdade por conveniência, você alimenta com seus dados um Big Brother que não para de crescer”.
2- “Ao criar um sistema em que o acesso ao crédito está vinculado ao score individual de comportamento, a China está criando um modelo em que custa muito caro ser livre”.
3- “Esse modo de controle digital de vem sendo chamado na China de Sistema de Harmonização, no qual todas as pessoas precisam se comportar dentro de uma média. Até 2021, eles terão 500 de milhões de câmera de monitoramento espalhadas por todo o país”.
4- “Finanças e sistemas de pagamentos têm importância cada vez maior nos aparatos digitais de vigilância social. O que vai acontecer quando você perder a sua privacidade financeira?”
5- “No futuro nós teremos moedas gerenciadas inteiramente por grandes empresas, o que dará total controle digital dessas organizações”.
6- “Bitcoin é a única moeda que não está sobre o controle de nenhum governo e assegura a privacidade das pessoas em qualquer parte do mundo”.
7- “Com o bitcoin, ninguém poderá impor limites ao quanto você pode doar ou receber de outras pessoas”.
8- “Menos de 1% das pessoas transaciona com Bitcoin no mundo. Nós estamos diante de uma oportunidade sem precedentes”.
9- “Você não muda o mundo negando a realidade, mas criando alternativas que tornam a realidade obsoleta”.
Imagens: Reprodução | Experience Club