Empresa fundada durante a pandemia quadruplicou receita no último ano e vem resolvendo um problema crônico para centros de distribuição e promotores de grandes eventos.
Como lidar com a demanda flexível, e em grande escala, por trabalhadores? Este é um desafio constante para quem, por exemplo, gerencia centros de distribuição e promove eventos. No caso dos armazéns, a rotatividade anual de mão de obra é superior a 40%, segundo pesquisa do U.S. Bureau of Labor Statistics. E é justamente nestes setores que uma startup do Sul da Flórida vem crescendo e chamando atenção de empresas e investidores.
Fundada em 2021, em plena pandemia, pelos empreendedores Mike Shebat e Akshay Buddiga, a Traba é uma plataforma que conecta trabalhadores a empresas de logística e promotores de eventos. Somente nos primeiros seis meses de operação, a startup conseguiu captar na região de Miami mais de 3 mil profissionais disponíveis para atuarem nestes mercados. Hoje, dois anos após o lançamento, a força de trabalho oferecida pela plataforma é de aproximadamente 12 mil pessoas.
A expansão acelerada e o potencial de crescimento da empresa garantiram, nesta semana, uma rodada de investimento de $ 22 milhões, liderada pelo Founders Fund e com recursos da Khosla Ventures, com base no Vale do Silício. O Founders Fund, gestora de venture capital criada pelo bilionário Peter Thiel (PayPal), acompanha a empresa praticamente desde o início, já que fez parte do funding round de $3,5 milhões, em julho de 2021, ao lado de outros investidores.
“Nossa missão é capacitar tanto as empresas quanto os trabalhadores para que alcancem sua produtividade e seu potencial máximos, e é por isso que estamos entusiasmados em acelerar nosso crescimento com esse novo financiamento”, disse o CEO Mike Shebat.
A criação da empresa no contexto da pandemia foi importante, comenta o CEO Mike Shebat, porque “durante crises e recessões econômicas, os armazéns enfrentam uma incerteza ainda maior em relação ao volume de pedidos, o que os leva a depender mais da mão de obra temporária”. Como ele percebeu no desenvolvimento do modelo de negócio, a Covid-19 marcou um ponto de virada para os trabalhadores horistas, levando a uma demanda cada vez maior por flexibilidade, transparência salarial e trabalho de qualidade.
Shebat atuou durante anos como gerente de um armazém de suprimentos industriais em Illinois, onde conheceu de perto as dificuldades na contratação de profissionais. Em 2016, ele participou da equipe de desenvolvimento do UberEats, onde ajudou a desenvolver o planejamento estratégico e a infraestrutura de operações. Foi neste período que ele conheceu o atual sócio Akshay Buddiga, que trabalhou como gerente de engenharia em uma renomada varejista de roupas esportivas.
ABORDAGEM RIGOROSA É A CHAVE PARA SUCESSO NAS CONTRATAÇÕES
Para quem procura emprego, o Traba oferece uma plataforma fácil de usar para encontrar turnos com base em suas preferências de tipo de trabalho, localização, opções de transporte e horários. As empresas que utilizam a plataforma pagam apenas pelos turnos preenchidos com sucesso por meio da plataforma.
O salário mínimo por hora é de $13, com opção de pagamentos instantâneos (até 15 minutos após a conclusão do turno). A plataforma mantém uma abordagem rigorosa para verificar os empregadores, monitorando as classificações das empresas para proteger os trabalhadores, principalmente em setores propensos a acidentes, como o de armazenamento.
“A empresa quadruplicou sua receita no último ano e ainda está acelerando o crescimento a cada trimestre. Quase nunca vemos empresas sustentarem essa velocidade de adoção de clientes e, ao mesmo tempo, expandirem suas margens de contribuição”, afirmou Keith Rabois, sócio geral do Founders Fund.
A Traba ultrapassou a receita de US$ 1 milhão no primeiro ano de atividades, prevê um aumento de cinco vezes em 2024 e espera expandir sua força de trabalho nas unidades de Miami e Nova York para 50 pessoas até o final deste ano.