Categories

Most Viewed

Startups de IA do Sul da Flórida captam $18 milhões em investimentos em 2025

Soluções que podem revolucionar áreas diversas como construção, engenharia industrial e gerenciamento de carreiras estão atraindo empreendedores como os fundadores lituanos da Trace.Space (foto) para o ecossistema tecnológico emergente da região.


O desenvolvimento de soluções de inteligência artificial está dominando o mercado global de tecnologia – um boom que lembra a explosão dos aplicativos mobile, há pouco mais de uma década. No Sul da Flórida, que tem se estabelecido como um dos hubs de tecnologia que mais crescem nos EUA, a corrida da IA também está acelerada: somente nas primeiras semanas de 2025, pelo menos quatro startups locais já captaram cerca de $18 milhões em aportes de venture capital. 

O maior destes investimentos foi na Teal, com sede em Miami, que anunciou uma rodada de $7,5 milhões para acelerar o desenvolvimento de soluções de IA para ajudar profissionais a gerenciar suas carreiras. Recentemente, a startup lançou uma ferramenta que simula entrevistas de emprego em tempo real, gerando perguntas personalizadas de acordo com a vaga e o currículo do candidato. 

Operando com uma equipe totalmente remota de 30 funcionários, a Teal vem expandindo a área de engenharia de IA para oferecer buscas mais precisas por oportunidades profissionais, sem depender de anúncios pagos de empregadores. A empresa conta com mais de 2 milhões de membros, dos quais 100 mil são assinantes pagos, e já contribuiu para a realização de cerca de 400 mil entrevistas de emprego. A longo prazo, afirma o CEO David Fano, a Teal quer se tornar um assistente digital de carreira, ajudando os usuários a identificar novas oportunidades de crescimento e otimizar suas decisões profissionais.

Recém-chegada ao ecossistema de Miami, a Trace.Space, uma startup originalmente da Letônia, também recebeu um cheque neste início de ano — $4 milhões, em rodada seed liderada pela Cherry Ventures — para modernizar o processo de engenharia de produtos industriais. A empresa aposta na combinação de computação em nuvem e inteligência artificial para substituir softwares tradicionais utilizados no design de produtos em setores altamente regulados, como automotivo, aeroespacial e dispositivos médicos.

Fundada por Janis Vavere, Mikus Krams e Karlis Broders, a startup busca automatizar e otimizar o desenvolvimento de produtos, permitindo que fabricantes e fornecedores colaborem em tempo real. Em vez de depender de softwares on-premise, que são lentos e caros, a Trace.Space propõe um modelo totalmente baseado na nuvem, tornando o processo mais ágil e acessível. A startup se posiciona como uma alternativa inovadora para acelerar a transformação digital da indústria e atender à crescente demanda por eficiência e inovação.

Imagem: Growtika/ Unsplash

MIAMI: POTENCIAL INEXPLORADO

Outra startup que está ganhando tração no ecossistema de IA da Flórida é a Agentuity, fundada pelos empreendedores Rick Blalock e Jeff Haynie. A empresa captou $4 milhões em rodada seed liderada pela Boldstart Ventures, para desenvolver uma nova infraestrutura de nuvem voltada para agentes de IA. Diferente das plataformas tradicionais, que exigem interação humana constante, a Agentuity busca automatizar o gerenciamento desses agentes em larga escala, tornando sua implementação mais eficiente para empresas.

Ainda nos estágios iniciais, a Agentuity já desenvolveu um protótipo e pretende lançar uma versão early access até março. Para o CEO Rick Blalock, a startup faz parte de um movimento maior de inovação no estado, impulsionado por um ecossistema tecnológico crescente. “É empolgante contribuir para o ecossistema de IA da Flórida”, afirmou. “Há um enorme potencial inexplorado aqui.” 

Fechando a lista, está a CodeComply.Ai, fundada pelo ex-congressista Patrick Murphy, que captou $2 milhões e desenvolveu uma plataforma de IA para automação de processos de licenciamento e conformidade com códigos de construção, reduzindo um processo que pode levar anos para semanas ou até dias. A solução permite que usuários enviem plantas de projetos e recebam análises automáticas sobre a conformidade com as regulamentações locais.

Com investimentos significativos e novas empresas inovadoras surgindo, Miami reforça seu papel como um dos polos emergentes da inteligência artificial nos EUA, atraindo talentos e capital para transformar diferentes setores da economia.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Forgot Password

    Header Ad