Categories

Most Viewed

Flórida terá maior fábrica de veículos espaciais do mundo

Projeto da Terran Orbital’s, que deve ser concluído em 2025 e gerar mais de 2 mil empregos, vem em momento de “renascimento” da indústria espacial

A “Space Coast” da Flórida, berço da indústria espacial norte-americana, terá até 2025 um ambicioso projeto que deve fortalecer a liderança da região no setor. No final de setembro, a Terran Orbital, empresa líder em soluções para satélites e com sede em Boca Raton, anunciou a construção da maior e mais avançada fábrica de veículos espaciais do mundo. O investimento total será de $300 milhões e deve gerar 2,1 mil empregos nos próximos quatro anos.

O complexo de 660 mil metros quadrados será erguido em Merritt Island, 200 milhas ao norte de Miami e será capaz de produzir milhares de veículos espaciais por ano, incluindo mil satélites completos e mais de 1 milhão de componentes de satélite por ano, disse a empresa em comunicado.

O anúncio, feito pelo governador da Flórida Ron DeSantis em conjunto com os CEOs da Terran Orbital e da agência Space Florida, marca um novo impulso para “Space Coast”, sede da SpaceX e BlueOrigin, entre outras. Em 2020, foram lançados na região mais de 1.200 satélites, mais do que o dobro enviado à órbita em 2019.

“É o renascimento da comercialização da indústria espacial. Este projeto é um novo marco na liderança da Flórida no comércio espacial, com desenvolvimento de ponta e capacidade de lançamento sob demanda no espaço”, aponta Frank DiBello, presidente da Space Florida, agência de desenvolvimento econômico aeroespacial.

“Não só seremos capazes de expandir nossa capacidade de produção para atender à crescente demanda por nossos produtos, mas também levaremos valiosas oportunidades e capacidades de fabricação de veículos espaciais para o Estado da Flórida”, disse Marc Bell, cofundador e CEO da Terran Orbital.

A Terran foi fundada em 2013 com objetivo de atuar de ponta a ponta nas demandas de clientes militares, civis e comerciais com satélites: do projeto à produção, planejamento de lançamento, operações de missão e até o suporte em órbita. A partir de 2022 deve iniciar sua própria constelação de satélites, com radares capazes de captar imagens mesmo em meio a nuvens e tempestades.

“A fabricação de satélites é e continuará sendo uma parte importante da economia na Costa Espacial. Estamos aumentando a aposta”, disse o governador em um comunicado. “Na Flórida, vamos continuar investindo em infraestrutura, treinando trabalhadores altamente qualificados e mantendo um clima econômico que permita que empresas como a Terran Orbital prosperem”.

A empresa captou duas rodadas de venture capital desde sua fundação, somando $43 de fundos como Lockheed Martin e Goldman Sachs. A Fuel Venture Capital, com sede em Miami, é outro investidor estratégico na Terran Orbital e de sua subsidiária PredaSAR. O sócio-fundador e diretor Administrativo do fundo, Jeff Ransdell, explica o interesse na empresa: “ajudar a criar milhares de empregos com altos salários é um dos benefícios de atuar com capital de risco no Sul da Flórida”, avalia. A Terran afirmou que os 2,1 mil empregos terão salários, em média, de $84 mil.

Segundo o CEO, 95% dos projetos da empresa estão relacionados à NASA e ao Departamento de Defesa. Em entrevista após o anúncio da fábrica, Bell brincou com a fama de low-profile da Terran: “você provavelmente nunca ouviu falar de nós até hoje – e tudo bem. Estamos listados em programas de bilhões de dólares do governo dos EUA e crescendo a uma taxa incrível”.

Mas com o novo projeto, a empresa, ou pelo menos o CEO, deve mudar a postura: “com a Space Florida estaremos no lugar ideal para dizer ao mundo quem somos e por que continuaremos dominando o mercado de pequenos satélites”.

Forgot Password

Header Ad