Localizado na biblioteca da NSU, em Fort Lauderdale, o Levan Center será um espaço de conexão entre o mercado de tecnologia e a universidade.
Se há um aprendizado que os grandes polos de inovação mundo afora deixaram é a necessidade de criar centros especializados no desenvolvimento de startups – e que possam conectar as universidades a estes ambientes. O emergente mercado do Sul da Flórida entendeu o recado e, desde o final de 2021, passa a contar com uma iniciativa que caminha nesta direção.
Em um espaço de 5,4 mil metros quadrados no meio de uma biblioteca universitária, foi lançado, em setembro passado, o Centro de Inovação Alan B. Levan, localizado na Nova Southeastern University (NSU), em Fort Lauderdale. Com capacidade para 1,3 mil pessoas, o local conta com área para eventos, reuniões, espaço co-working e um media center para produção de vídeos – e é um dos primeiros do gênero no estado.
O Levan Center será também uma plataforma para parceiros da NSU desenvolverem projetos de inovação. “Alguns deles estão começando a entrar no projeto e esperamos ter novidades já no início de 2022”, comentou John Wensveen, diretor executivo e de inovação do espaço.
Recentemente, o Levan Center recebeu uma subvenção de $ 742.787 da Administração de Desenvolvimento Econômico dos EUA como parte do programa “Build to Scale”, voltado para aceleradoras e universidades que apoiam o desenvolvimento de startups e novos negócios. Em entrevista ao South Florida Tech Hub, a diretora executiva assistente Teresa Grandal Cusse comentou que os recursos serão utilizados para apoiar as startups que forem selecionadas pelo programa, especialmente nas áreas de assessoria jurídica, contábil e marketing.
Para o diretor executivo John Wensveen, há alguns setores específicos que devem ser priorizados no Levan Center, como aviação e aeroespacial (aproveitando o potencial já instalado na Flórida), logística, indústria e manufatura, life sciences e saúde. Segundo ele, o que diferencia o Levan Center de outras incubadoras e aceleradoras é a proposta de acompanhar as startups residentes do momento inicial até o crescimento em escala – e não apenas em parte da jornada.
CATALISADOR DO MERCADO DE TECNOLOGIA
O projeto do Levan Center começou em 2018, “quando ficou claro que precisávamos de um ponto de apoio para reunir a tecnologia e a inovação que temos aqui no condado de Broward e no sul da Flórida. Queremos ser um catalisador”, resumiu Alan Levan, investidor e presidente do Centro que leva seu nome. Além de fazer parte do conselho de administração da NSU, Levan é CEO da Bluegreen Vacations Holding Corp e do fundo Fort Lauderdale Capital – e também já esteve à frente de quatro empresas listadas na Bolsa de Nova York.
Para consolidar o projeto do centro de inovação, Levan montou um conselho com executivos de grandes corporações e fundos de investimentos (como Softbank e American Express, entre outros), representantes do setor público local e da NSU, que têm como objetivo comum atrair empreendedores, talentos e empresas de ponta já estabelecidas para fortalecer o ambiente de negócios no sul da Flórida.
Um dos primeiros projetos anunciados pelo Levan Center é o programa de treinamento em segurança cibernética, que envolverá os estudantes, indústria e parceiros governamentais da NSU, fornecendo capacitação, certificação e áreas de pesquisa e desenvolvimento. O espaço conta com 12 estações de treinamento que podem comportar de 10 a 20 participantes, cada um deles com videowall, acesso monitorado e uma “sala de guerra” para análises de dados e tomadas de decisão.
“A região precisa de uma iniciativa como essa para se adaptar às tendências e mudanças no treinamento de cibersegurança. Agora teremos um centro de referência conectando indústria, governo e universidade”, comenta Wensveen. “Nunca houve momento tão oportuno para trazer um projetos desses para a comunidade do Sul da Flórida”.