Categories

Most Viewed

Sul da Flórida é Top 6 na lista de investimentos em startups

South Florida is in the Top 6 investments on startups in Q3 2022

Entre julho e setembro de 2022, foram 75 deals que somam $1,38 bilhão. Redução do volume de negócios em comparação com trimestre anterior foi menos drástica na região de Miami

 

O volume de investimentos em capital de risco nos EUA ao longo do terceiro trimestre fortaleceu a tendência de queda que vem transformando este 2022 no chamado “inverno das startups”. Relatório publicado pela Pitchbook-NVCA Venture Monitor mostra um total de $43 bilhões aportados em todo o país neste período, com redução significativa no resultado dos principais mercados de tecnologia em comparação com o trimestre anterior. 

No Vale do Silício, por exemplo, a soma dos investimentos de venture capital no Q3 foi de $11,8 bilhões em 586 empresas – no Q2, foram $55,8 bilhões investidos em quase 1,7 mil companhias. O resultado não foi muito melhor em Nova York, cujas empresas captaram $5,98 bilhões, quase um quarto do total do trimestre anterior ($19,8 bi) e menos do que a região de Los Angeles ($7,1 bi no Q3).

No Sul da Flórida, o quadro foi menos drástico. Se no período do estudo anterior a região esteva em 10o. lugar entre os principais mercados de venture capital dos EUA, agora ocupa a 6a. posição: foram $1,38 bilhão em 75 investimentos. O resultado supera outros ecossistemas de tecnologia em ascensão como Denver ($1,1 bi), Chicago ($780 milhões) e Austin ($701 milhões).  

Confira a lista completa no mapa abaixo:  

Pitchbook-NVCA Venture Monitor
Fonte: Pitchbook-NVCA Venture Monitor Q3 2022

 

OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS NA MIAMI TECH SCENE


O Sul da Flórida vem se beneficiando do potencial de atração de empreendedores seriais e investidores qualificados, que trazem suas novas startups e abrem unidades de fundos VC à região. É o caso de
Keith Rabois, um dos fundadores do PayPal e que criou em 2021 a OpenStore, empresa desenvolve um software de e-commerce pelo qual os comerciantes de plataformas como Shopify avaliam produtos, precificam e fazem ofertas.

A startup é um dos destaques entre os investimentos do período, após receber um aporte de $32 milhões liderado pela Lux Capital, de Nova York. Ao todo, já recebeu $137 milhões desde a fundação e seu valor de mercado está muito próximo de atingir a marca de $ 1 bilhão. Segundo disse Rabois à TechCrunch, a OpenStore “cresceu substancialmente neste ano, aumentando o número de marcas e triplicando o tamanho da equipe”. 

O futuro unicórnio da Miami já conta com 100 funcionários e é uma das âncoras do complexo The Gateway, um prédio de 14 andares no distrito criativo de Brickell – um dos epicentros tech da cidade. 

Outra “aquisição” do Sul da Flórida foi a chegada da startup novaiorquina Muck Rack, que criou um software que conecta jornalistas a assessores de imprensa e profissionais de relações públicas. A empresa recebeu um dos maiores aportes da região no período, $180 milhões, do Susquehanna Growth Equity. Com seu sistema de monitoramento de notícias e análise de mídia utilizada por grandes empresas como Google, Pfizer e Duolingo, a empresa cresceu 75% nas receitas em 2021 e agrega 200 funcionários, segundo o Refresh Miami.

No setor de fintechs, que tradicionalmente lideram o ranking de venture capital, um dos principais investimentos do período na cidade envolveu a Boopos, platafoma de empréstimo voltada à aquisição de pequenas empresas (M&A) que vem crescendo entre 30% a 50% ao mês desde o ano passado. No início de setembro, a empresa levantou uma rodada série A de $ 58 milhões (composta de dívida e capital próprio) que será aplicada para dobrar a equipe de 25 pessoas nos próximos 12 meses. A Boopos també deve lançar um aplicativo mobile que funciona como um painel de controle para decisão de compra de empresas e análise de desempenho dos negócios realizados. 

 

Foto: Kevin Choi (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad