Empresa com sede em Hollywood, FL, é uma das que mais crescem nos EUA, com expansão de 1.200% nas receitas desde 2019. / Foto: CDC (Unsplash)
A dificuldade que escolas dos EUA enfrentam para fazer compras e pagamentos de serviços por meio de recursos de fundos públicos foi a motivação para o empreendedor e ex-executivo Jamie Rosenberg criar uma solução digital que hoje é utilizada em 33 estados do país – e que se tornou uma das empresas que mais crescem nos EUA.
A ClassWallet, com sede em Hollywood, FL, é uma plataforma que permite às instituições de ensino transacionar recursos de forma digital (pagamentos e reembolsos), garantindo a conformidade legal das operações. “O problema que resolvemos é fazer com que os recursos sejam usam usados para a finalidade correta e gerenciar o compliance, algo muito complicado para os órgãos públicos”, explicou Rosenberg em entrevista ao Refresh Miami.
Segundo ele, é a falta do cumprimento do compliance que faz com que muitos recursos públicos não sejam aplicados, deixando de atender uma parcela necessitada da população. “Os financiamentos são feitos com base na percepção da demanda, mas os gestores públicos acabam percebendo, depois de anos, que muitos recursos não foram gastos devido à enorme burocracia relacionada à falta de conformidade”, resume o empreendedor, formado em Direito na Universidade de Miami e que atuou por anos como advogado na área de fusões e aquisições.
Durante uma experiência voluntária em uma escola pública em Miami-Dade, ele percebeu a dificuldade dos alunos e professores com relação à necessidade de recursos. Ele chegou a criar a instituição filantrópica AdoptAClassroom, para angariar fundos via crowdfunding para escolas públicas mas deixou o projeto em 2014 para criar a ClassWallet.
FUNDOS DE MIAMI APOIARAM OS PRIMEIROS PASSOS
Nos primeiros anos, o projeto teve alguns aportes de investidores-anjo da região de Miami (quatro rounds que somaram cerca de $6,3 milhões) e começou a ganhar escala a partir do final da década passada. Entre 2019 e 2022, as receitas cresceram mais de 1.200%, o que colocou a ClassWallet em 477o. lugar entre as empresas com maior expansão nos EUA no ranking 2023 da Inc. Magazine. Considerando apenas empresas de software, a ClassWallet é a 58a. com maior crescimento no país e, na lista de todas as empresas da Flórida, ocupa a 61a. posição.
Atualmente, a plataforma digital movimenta mais de $2,7 bilhões em recursos de fundos públicos e tem como clientes agências de governo e escolas públicas de 32 estados. A tecnologia integra também um marketplace de grandes varejistas e provedores de serviços educacionais, como Amazon, Best Buy, Home Depot, Staples, entre outros. Rosenberg calcula que pelo menos 8% dos professores dos EUA já utilizem os recursos da edtech – na Flórida este número é de 66%, segundo ele.
Neste mês, a ClassWallet anunciou um dos maiores investimentos em startups da Florida já registrados em 2023: $ 95 milhões, liderado pelo Guidepost Growth Equity e com participação dos fundos Education Growth Partners (EGP) e Lazard Family Office Partners. “A ClassWallet tem transformado significativamente a maneira omo agências públicas e escolas desembolsam fundos. Os usuários não precisam mais lutar com os processos manuais e incômodos que têm atormentado a distribuição de fundos públicos”, afirmou Gene Nogi, sócio da Guidepost.
No estado vizinho da Georgia, a plataforma começou a ser utilizada neste ano por creches e pré-escolas – e assim poderá ajudar o Departamento Estadual de Cuidados e Aprendizagem Precoce (DECAL) a rastrear e distribuir de maneira fácil e segura um total de $ 140 milhões disponíveis em fundos federais. Outros exemplos de utilização da tecnologia pelo país: em Indiana, a edtech ajuda a administrar recursos para desenvolvimento de profissionais de educação enquanto no Texas tem apoiado famílias carentes que precisam pagar professores.
“Acreditamos que podemos mudar a forma como o governo faz negócios e ajudar os órgãos públicos a maximizar o impacto dos dólares pelos quais são responsáveis”, resume o fundador de ClassWallet.