Categories

Most Viewed

Tecnologia que pode evitar aumento do nível do mar recebe aporte de $ 5 milhões

Kind Designs – da cofundadora Anya Freeman – produz em 3D paredes marinhas que funcionam como recifes de corais e que podem ajudar a evitar uma catástrofe ambiental na região nas próximas décadas.

O aumento do nível do mar na costa da Flórida é considerado um dos maiores riscos ambientais da região: se em uma década, o avanço foi de 30 cm, a estimativa é que até 2030 o volume de água suba entre 7 e 15 cm ao sul da Costa Leste e de 1 a 2 pés até 2040, o que poderia provocar inundações na cidade em dias de maré alta.

Com base nesses estudos, a startup Kind Designs, com sede em Miami Beach, começou a desenvolver uma tecnologia própria de impressão 3D de paredes marinhas vivas (living seawalls), que funcionam como recifes de corais e contam com um sistema de sensores para captar dados sobre a qualidade e a biodiversidade da água.

No dia 5 de setembro, a empresa recebeu um investimento de $5 milhões para acelerar o desenvolvimento da tecnologa e ampliar a capacidade de produção. E os recursos vieram majoritariamente de fundos locais, como a GOVO Venture Partners (com sede em Winter Park, FL e que liderou a rodada), a M4 Investing (fundo de family office de Tampa) e o Florida Opportunity Fund. 

Fundada em 2020 pela empreendedora Anya Freeman, a Kind Design calcula que a Flórida vai precisar de 10 milhas de paredes marítimas (ou 20 milhões de painéis) para ajudar a combater o aumento do nível do mar até 2040.“Estamos entusiasmados por ter uma empresa sediada na Flórida, com raízes profundas na comunidade e experiência governamental, liderando nossa rodada, o que nos permite proteger todas as cidades costeiras e crescer muito além do nosso estado natal”, afirmou Anya, uma ucraniana que cresceu em Israel e residente em Miami desde que iniciou a faculdade de Direito. 

Apaixonada por tecnologia, ela deixou de lado o escritório de advocacia que criou após a faculdade e encontrou seu propósito – a possibilidade de usar a tecnologia para produzir soluções em escala para combater as mudanças climáticas – ao participar de um programa do futurista Peter Diamandis que reuniu empreendedores e inovadores de todo o mundo sobre tendências de futuro. 

E o desafio que a encantou foi buscar uma solução para o aumento do nível do mar. “Fiquei impressionada com o preço dos muros de contenção e com o tamanho do mercado. Miami é, de longe, a cidade número um em termos de produção de muros de contenção em todo o mundo”, comentou Anya em entrevista ao Refresh Miami.

SOLUÇÃO PARA PROBLEMA GLOBAL

Outra projeção alarmante feita pela startup é que, até 2100, a perspectiva de aumento entre 6 e 10 pés do nível do mar pode causar uma migração em massa no Sul da Flórida, perdas de mais de $200 bilhões em casas e deixar parte de Miami submersa – um cenário já antecipado em reportagem da Economist publicada no ano passado. 

“Em resposta ao aumento do nível do mar, as agências governamentais de todo o mundo procurarão adotar políticas e orientações para muros marítimos ecologicamente responsáveis”, avalia Rob Panepinto, sócio-gerente geral da GOVO. Ele acredita que “ao  aplicar tecnologia proprietária e inovadora, a Kind Designs está definindo o padrão e resolvendo um problema global”. Este é o terceiro aporte da gestora desde janeiro, quando lançou seu primeiro fundo de investimento de risco.  

Forgot Password

Header Ad