Categories

Most Viewed

Flórida tem quatro das 20 cidades que mais crescem nos EUA

Estado tem a segunda maior expansão urbana no país, atrás da Califórnia, segundo estudo da ONU. Movimento de migração na pandemia ajuda a explicar interesse pela região.

Destino de muitos migrantes durante a pandemia, a Flórida é o segundo estado norte-americano em número de cidades que mais crescem no país, segundo Estudo Global de Urbanização das Nações Unidas, que projeta as taxas de crescimento urbano de 2020 até 2025. 

A Califórnia, com cinco cidades no ranking, tem a maior representação, mas a população total do estado não vem crescendo nos últimos anos. Em terceiro lugar vem o Texas, com três cidades, incluindo a primeira colocada da lista, The Woodlands, com expansão média anual de 4,76%. Juntos, os três estados concentram 12 das 20 regiões com a população que mais deve crescer neste início de década.  

Na Flórida, a cidade mais bem colocada no ranking é Kissimmee, próxima a Orlando, que ficou em 7o. lugar. Com uma taxa de crescimento de quase 3% ao ano, passou dos 59,5 mil habitantes em 2010 para 72,7 mil em 2020. Kissimmee é um exemplo de como a região metropolitana de Orlando tem sido uma das que mais cresceu nos últimos anos. Entre 2010 e 2019, quase meio milhão de pessoas se mudaram para o entorno da “City Beautiful”, uma expansão de 22,2% – atualmente, são cerca de 2,6 milhões de habitantes ao redor da cidade, conhecida pela grande concentração de parques temáticos. 

Também figuram na lista Cape Coral (11a. colocada, com expansão de 2,72%/ano), Bonita Springs/Naples (18a. posição, 1,99%) – ambas na região Sudoeste – e Port St. Lucie (20o. lugar, crescimento de 1,94%), mais a sudeste. Em comum, o fato de serem cidades de pequeno porte (entre 60 e 180 mil habitantes), próximas de áreas metropolitanas e do litoral. 

Mas o que faz uma região crescer mais rapidamente que outras? 

O estudo “The Growth of Cities” (“O crescimento das cidades”), dos professores Gilles Durantos, da Universidade da Pensilvânia, e Diego Puga, do Centro de Estudos Monetários e Financeiros de Madrid, destaca três motivos entre os principais indutores de pessoas às cidades.

Um deles é a oferta de transporte e habitação – a falta de residências disponíveis, infraestrutura ou modais de deslocamento tendem a impedir o crescimento urbano. Outro fator relevante é o chamado “efeito de aglomeração”, no qual cidades com alto nível de educação têm maior capacidade para atrair empresas e, consequentemente, novos moradores.

No caso das cidades da Flórida que figuram no ranking, o terceiro fator destacado pelos pesquisadores é o que mais se aproxima de explicar esse crescimento: as “amenidades”, ou aspectos naturais, como o clima. As temperaturas mais quentes em janeiro e as mais frescas em julho estão fortemente correlacionadas com o crescimento urbano, aponta o estudo de Durantos e Puga.

Em termos estaduais, a Flórida superou Nova York em 2015 como o segundo crescimento do país, atrás do Texas. Quase 1.000 pessoas se mudam para a Flórida a cada dia, em especial os baby boomers (pessoas na faixa dos 70 anos) que se aposentam – aponta o Censo norte-americano. Durante a pandemia, muitos moradores de grandes centros escolheram o ensolarado estado como novo lar, trocando regiões de alta densidade e clima mais frio. 

Em todos os EUA, mais de 80% da população vive concentrada nas principais áreas metropolitanas – e a tendência é que isso aumente nas próximas décadas. 

 

Cidades da Flórida entre as 20 que mais crescem nos EUA

7o. lugar: Kissimmee, FL

População*: 71.185

Projeção de crescimento anual 2020-2025**: 2,95%

Localizada na região metropolitana de Orlando, importante destino turístico do país. De 2010 a 2020, a população passou de 59,5 mil para 72,7 mil. Entre os principais empregadores da cidade estão a Walt Disney Company e a rede de varejo Walmart. 

11o. lugar: Cape Coral, FL 

População*: 183.942

Projeção de crescimento anual 2020-2025**: 2,72%

Maior cidade do condado de Lee, tem uma população de 179.804 habitantes, com aumento médio de 2,8% ano após ano. A economia é baseada em serviços de saúde, varejo, construção e mercado imobiliário. 

18o. lugar: Bonita Springs/Naples, FL 

População*: 55.902

Projeção de crescimento anual 2020-2025**: 1,99%

Também localizada no condado de Lee, Bonita Springs foi a oitava cidade americana que mais cresceu entre 2015-2016, como apontou o Censo norte-americano à época (4,8% no período). Ainda que a taxa atual seja inferior, a cidade continua atraindo moradores por seu potencial turístico.

20o. lugar: Port St. Lucie, FL (1,94%)

População*: 189.396

Projeção de crescimento anual 2020-2025**: 1,94%

Nona cidade mais populosa do estado, Port St. Lucie atrai novos moradores por suas praias e também por ser uma região universitária, sede de um dos campi da Florida Atlantic University.

 

* Fonte: Estudo Global de Urbanização 2018 (ONU)

** Fonte: Censo EUA (2019)

Forgot Password

Header Ad