NFTs, Blockchain e Web 3.0 são algumas das grandes apostas para o próximo ano – e a Flórida parece pronta para receber debates sobre o futuro destas e de outras inovações.
O início de dezembro marcou a volta, após a pandemia, de um dos maiores eventos de arte contemporânea dos Estados Unidos, a Art Basel, em Miami Beach. Entre as 253 galerias do espaço, uma nova tendência de cultura e tecnologia não podia ser ignorada: a dos NFTs (tokens não fungíveis), certificados digitais comprados via blockchain por usuários, fãs e colecionadores, e que vem impulsionando o mercado de arte.
Na exposição “Humans+Machine”, os visitantes são estimulados a criar sua própria arte para NFT junto com um algoritmo desenvolvido pela empresa de criptomoedas Tezos, que patrocinou a exposição. Alguns segundos depois da interação entre humanos e a máquina, o visitante recebe a obra final no celular, mesclando imagens e efeitos de computador.
Em um ano no qual Miami obteve destaque com a ascensão do mercado de tecnologia, com o surgimento de novas empresas unicórnio (com valor de mercado acima de $ 1 bilhão), atração de investimentos e capital de risco, nada mais simbólico para a cidade do que conectar seu tradicional evento do setor cultural com a tecnologia, especialmente com algumas das principais para 2022.
Mas há muito mais ao redor. A cidade sediou mais de 200 eventos que focaram mais nos aspectos de tecnologia por trás dos colecionáveis digitais. Esta nova classe de ativos está arrecadando cerca de $ 2 bilhões por mês – em janeiro de 2021, estava em $ 400 milhões, segundo estimativas do JP Morgan. O volume é 38.000% maior do que no ano passado, quando começou a ganhar a atenção do mercado – de arte, de tecnologia e de investimentos.
“Todos nós temos algum entendimento básico da arte. Nem todos temos um entendimento básico das moedas criptográficas e do blockchain. Este é o próximo passo para a adoção em massa”, analisou Tristan Yver, chefe de estratégia da FTX U.S, empresa com sede em Miami, em entrevista à CBNC. “As NFTs são a primeira vez que muitas pessoas criam uma conexão com estas tecnologias”.
Além dos tokens, as criptomoedas são outra aposta do mercado como uma das tecnologias mais relevantes no próximo ano. E Miami será a sede, entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2022, da Conferência Norte-Americana de Bitcoin, que reunirá especialistas do universo criptográfico para debater os caminhos desta tecnologia, além de hackathons, encontros paralelos e feiras de empregos estudantis. A cidade já havia recebido, em junho passado, um grande evento de Bitcoin, anteriormente realizado em Los Angeles, e que teve os 12 mil ingressos esgotados.
Miami foi também uma das primeiras grandes cidades dos EUA a lançar, neste ano, uma criptomoeda própria, cuja valorização já rendeu $ 21 milhões ao município em apenas três meses. O prefeito Francis Suarez já disse que planeja devolver aos contribuintes parte destes recursos captados pela MiamiCoin.
O calendário de eventos de tecnologia em 2022 em Miami também prevê outros eventos presenciais, de grande porte, voltado à tecnologia e inovação aplicadas a mercados como marketing digital e publicidade, wi-fi e conectividade, além de turismo e hospedagens.
CONFIRA ALGUNS DESTAQUES:
Disruptive Innovation Summit: Hospitality, Travel and Clean Vacation Tech
25 a 27 de Janeiro
No início do ano, o mercado de inovação no turismo e hospedagem se encontra pela primeira vez em Miami para explorar tendências tecnológicas emergentes (automação, drones, robótica, food-tech, air-tech) potenciais parcerias, investimentos e aquisições. São esperados mais de 2.000 executivos e lideranças do mercado, 300 startups e 200 investidores, de family offices a fundos de venture capital e grandes empresas.
Congresso Mundial de Wi-Fi USA 2022
28 a 31 Março
Principal evento mundial da indústria de Wi-Fi, vai apresentar ao longo de três dias novas experiências de conectividade para empresas e operadoras, e uma casa inteligente movida a wi-fi. O encontro oferece também aulas especiais (masterclasses) com líderes deste mercado.
23 e 24 Maio
Miami recebe em maio, no hotel Conrad, um encontro de dois dias que debate tendências e a próxima geração de tecnologias e startups (Internet, AdTech, MarTech) ligadas ao mercado de publicidade e marketing digital. Toda a nova terminologia da área estará na programação, de growth hacking, automação e user experience (UX) a geo-targeting e análise preditiva.
IMAGEM: NFT Bazl / Jess Swanson