Categories

Most Viewed

[EXP no SXSW 2024] Rohit Bhargava: como o pensamento não-óbvio pode melhorar o mundo

“Se pudéssemos ver soluções diferentes para as coisas, conseguiríamos resolver grandes problemas”


por
Denize Bacoccina, head de Conteúdo Editorial do Experience Club Brasil, direto do SXSW2024 

Autor de nove livros sobre pensamento inovador em marketing, diversidade e tendências – e fundador da Non-Obvious Company – o escritor Rohit Bhargava defende que é preciso olhar as coisas por um novo ângulo para resolver os problemas da sociedade. “O pensamento óbvio leva a uma falta de imaginação”, diz Rohit. Por outro lado, sair do óbvio permite entender melhor as pessoas, e as soluções passam por aí. Parece bem simples. Simples até demais. Mas se fosse fácil, as pessoas fariam o tempo todo e não ficariam bloqueadas na falta de solução dos problemas, diz ele.

Palestrante do SXSW 2024, ele também está promovendo uma série de “encontros de sete minutos” em que as pessoas são incentivadas a ter conversas rápidas com outras que não conhecem, sobre temas como “imagine o futuro”, “me diga algo novo”, “me ajuda a melhorar” ou “pensamento empreendedor”. 

Em entrevista à EXP, ele afirma que “o primeiro passo é criar algum espaço para si mesmo. A vantagem de pensar de forma não óbvia é que você pode ver ideias e soluções que às vezes não vê e que não consegue encontrar. Então você quer ser mais criativo. Esse não é um pensamento óbvio. Você quer ser mais inovador, isso não é um pensamento óbvio”.

Segundo ele , o mundo precisa de mais pensadores não-óbvios. “Se pudéssemos ver soluções diferentes para as coisas, conseguiríamos resolver grandes problemas, teríamos mais ligação com os outros e nos sentiríamos menos solitários”.

Cinco problemas humanos que são piorados pelo pensamento óbvio:

1 – Aumento da solidão e ansiedade: 90% dos relacionamentos inter-raciais começam no trabalho. Num mundo em que as pessoas estão fisicamente distantes, onde elas vão se encontrar?

2 – Muito ruído e excesso de escolha: existe um excesso de informações, de pensamentos. Queremos tanta coisa, mas, quando temos, nem sabemos como usar.

3 – Crise de confiança: pessoas preocupadas com fake news. Até estatísticas podem ser inventadas.

4 – Falta de propósito, falta de motivação: o que deixa muitas pessoas paralisadas.

5 –Vieses: os vieses confirmam e perpetuam preconceitos do passado.

Para resolver esses problemas, ele indica 4 passos:

1 – Crie espaço para novas ideias;

2 – Descubra insights por observação;

3 –  Encontre o foco com curadoria;

4 – Hackeie o comportamento humano.

Forgot Password

Header Ad