Categories

Most Viewed

Miami Tech: Expansão de investimento anjo e novos programas para desenvolvimento de startups impulsionam negócios

Expansion of angel investment and new startup development programs boost business at Miami Tech

Só no primeiro trimestre de 2024, volume de recursos investidos pelo grupo Miami Angels representa 10 vezes mais do que o total aportado no mesmo período do ano passado. / Foto: Built in Miami

 

Considerado um “farol de estabilidade” no mercado de tecnologia dos EUA e “com um clima de otimismo cauteloso” – como definiu o mais recente Annual Insights Report do eMerge Americas – a região do Sul da Flórida vem atraindo um volume recorde de investimento anjo, um recurso indicador fundamental para a sustentabilidade e a expansão de negócios de tecnologia.

Ainda na ressaca do chamado “inverno das startups” (a queda significativa nos grandes aportes de venture capital), o grupo de investidores Miami Angels bateu recorde de deals em 2023 – e virou o ano em ritmo ainda mais acelerado. No ano passado, foram $5,5 milhões alocados em startups, o maior volume anual desde que o grupo foi fundado, em 2013. 

E nos primeiros três meses de 2024, o total de recursos comprometidos para investimento foi de $2 milhões, o que representa dez vez mais do que o total investido no mesmo período do ano anterior. Somente neste ano, foram realizados 11 aportes, entre novos investimentos e follow-ons. Atualmente, o portfólio de investidas do Miami Angels soma mais de 70 startups. 

Um dos fatores que explicam essa expansão – enquanto o mercado global de seed e venture capital segue se reestruturando – é que a região de Miami vem atraindo novas empresas de capital de risco, como a DeepWork Capital, Brass Ring Ventures e a Elevate VC. “Somos um grupo muito sólido de profissionais e empresários bem-sucedidos, indivíduos de alto patrimônio líquido e escritórios familiares e, cada vez mais, fundos substanciais. Nós nos beneficiamos tremendamente do recente influxo de talento e dinheiro em nossa região”, disse à Refresh Miami o presidente do conselho da Miami Angels, Mark Kingdon

O grupo soma 130 participantes e conta com nova liderança desde o ano passado, com a chegada de Jared Schwitzke, que atuou durante anos no Vale do Silício em empresas como Apple e Google. “Estamos muito interessados na América Latina, pelo potencial de forte crescimento que a região tem com relação a empreendimentos em estágio inicial. Queremos apoiar os fundadores de Miami na medida do possível e ajudar a trazer fundadores latino-americanos para ter uma base de operações aqui”, explica Schwitzke, antecipando planos de expansão no mercado latino.

TRANSFORMANDO IDEIAS EM STARTUPS

Se há otimismo entre os investidores, é porque há uma safra promissora de talentos e novas empresas. Em fevereiro passado, a maior incubadora de startups da Flórida – o Built in Miami Startup Program – deu início a uma nova turma envolvendo mais de 200 empreendedores da região dispostos a transformar seus projetos em novas startups. A iniciativa é gratuita e oferecida pela Venture Miami, um escritório de desenvolvimento econômico focado em promover a inovação na cidade. 

O programa dura 18 semanas, com dois workshops por semana envolvendo aplicação prática das estratégias em sala de aula, enquanto mentores e instrutores fornecem feedback. Ao final, há dois eventos públicos de apresentação: o Prototype Pitch Day, em abril e o Demo Day, em junho.

“O Built In Miami está estabelecendo uma base sólida para que qualquer empresário não apenas obtenha o apoio de que precisa, mas que suas ideias ganhem vida em uma comunidade de construtores de todas as esferas da vida. Este programa é um ponto de acesso para que todos possam se juntar ao ecossistema tecnológico de Miami”, explica Erick Gavin, diretor executivo da Venture Miami.

EXPERIENCE CLUB US NO MIAMI TECH WEEK

Um dos fundadores do Venture Miami, Saif Ishoof é um dos convidados do Experience Club US em evento que acontece no dia 18 de abril, em parceria com a Apex Brasil, como parte da programação do Miami Tech Week. Ishoof é fundador da Lab22c, que atua como parceiro de ideias para empresas, fundadores, investidores e instituições no ecossistema de inovação de Miami. Antes, foi vice-presidente de engajamento na Florida International University (FIU) e consultor-sênior do prefeito da cidade de Miami, Francis Suarez, quando fundou a agência de apoio e desenvolvimento Venture Miami. 

A programação conta também com um dos palestrantes-destaque do South By Southwest 2024,  Ian Beacraft, fundador e CEO da Signal and Cipher, um dos maiores especialistas americanos em Inteligência Artificial e o mundo do trabalho. “Nesta época do ano, só se fala em como podemos abraçar o vibrante ecossistema tech da cidade – e estamos plenamente envolvidos, preparando algo especial para nossos membros e convidados”, comenta Marcelo Goulart, CEO do Experience Club US.

Forgot Password

Header Ad