Categories

Most Viewed

Ian Beacraft: IA cria a era dos generalistas criativos

por Denize Bacoccina, head de Conteúdo Editorial do Experience Club Brasil

A cada ano, o futurista Ian Beacraft, fundador e CEO da Signal and Cipher, um dos maiores especialistas americanos em Inteligência Artificial e o mundo do trabalho, vem ampliando sua voz no SXSW, dando conferências em salas cada vez maiores. Nesta terça-feira, ele lotou a maior sala do Centro de Convenções de Austin, com quase 2 mil lugares, e mostrou uma visão mais otimista das transformações que estão ocorrendo no mercado e vão se aprofundar nos próximos anos.

Beacraft reconhece que sim, a Inteligência Artificial vai destruir empregos. Mas vai criar outros trabalhos e ampliar as possibilidades de atuação dos não especialistas, que poderão recorrer às ferramentas para preencher lacunas em atividades que não são tão bons, ou não estudaram profundamente, e dar mais abrangência à sua atuação.

“Esta é a era dos generalistas criativos, alguém que não é especialista em apenas um assunto”, afirma.

O problema, diz ele, não é a IA em si, mas todo o sistema de gestão utilizado hoje nas empresas, criado numa lógica industrial e que já não atende às necessidades atuais. A maior ameaça aos empregos, na avaliação dele, não é a IA, mas uma gestão ultrapassada.

Leia a entrevista exclusiva que ele concedeu à [EXP] sobre os efeitos da IA no mercado de trabalho.

[EXP] Como você vê o impacto da IA nos empregos? Você se considera um otimista?

[Ian Beacraft] – Sou pragmático em relação à IA. Estou otimista de que descobriremos que a IA não destruirá empregos da forma que a maioria das pessoas prevê. Esse argumento tem sido unidimensional, porque as pessoas se sentem ameaçadas pela IA. E é compreensível. Quando algo que não podemos controlar entra em nossas vidas e diz que o que você costumava fazer não tem mais valor, isso parece ameaçador. E uma grande parte das nossas identidades está envolvida no trabalho que fazemos, então queremos manter isso.

A discussão em torno de empregos não é apenas sobre tecnologia, mas sobre a maneira como construímos nossas empresas, a forma como definimos o trabalho a ser feito. E há várias maneiras de fazer isso. Estamos caminhando para um futuro em que o trabalho será realizado por uma combinação de humanos, máquinas e automação. Usaremos a IA e as máquinas como colaboradores reais, como se fossem companheiros de equipe, assistentes, subordinados. E haverá a mudança do que consideramos emprego para trabalho.

Forgot Password

Header Ad