Categories

Most Viewed

Universidades do sul da Flórida participam de programas para desenvolver os futuros talentos da Miami Tech

South Florida universities joins programs to develop the future Miami Tech employees

Projetos de formação de alunos e conexão com empresas – como o Global Tech Experience e o Miami Tech Works – podem reduzir o gap entre a demanda de trabalho em TI e a oferta de talentos. / Foto: Arlington Research (Unsplash)

 

A falta de profissionais qualificados, especialmente na área de tecnologia, é considerado por mais de 90% dos CEOs mundo afora como o principal desafio para o desenvolvimento de negócios, de acordo com estudo da Accenture. Só nos EUA, estima-se que neste final de 2023 há cerca de 1,4 milhão de vagas a serem preenchidas em empresas de TI, como mostrou pesquisa da  Oxford Economics  publicada pela Associação da Indústria de Semicondutores (SIA). Este report mostra que a falta de desenvolvedores, cientistas da computação e engenheiros, por exemplo, só tende a aumentar nos próximos anos, já que as universidades não devem conseguir suprir essa demanda nem atrair o jovem para o mercado tech.

A grande questão é a lacuna entre as habilidades possuídas pelos candidatos a emprego e as habilidades exigidas pelos empregadores, já que os rápidos avanços tecnológicos ultrapassam os sistemas educacionais tradicionais. Este gap é o que algumas universidades do Sunshine State – como Florida Atlantic University,  University of Miami, e a University of South Florida – estão iniciando um programa em conjunto com a Podium Education, uma empresa de educação experimental, paraa impulsionar os alunos de graduação para o centro da revolução digital. 

O projeto Global Tech Experience (GTX) prevê a criação de um novo currículo como base nas demandas do mercado de tecnologia, com foco em experiência em dados, marketing digital e codificação, habilidades díspares que muitas vezes não se encontram em um único curso de graduação – e que faz toda a diferença no dia a dia das empresas. As aulas são online, semanais e os alunos recebem créditos para bolsas de estudo e auxílio financeiro, além de suporte 24/7. 

“Se os alunos tiverem a sorte de conseguir um bom estágio ou estudar no exterior, eles tendem a se sair melhor do que os alunos que não conseguiram. Com este programa,  os alunos podem trabalhar com organizações globais em projetos do mundo real que imitam um estágio”, explica Chris Parrish, cofundador e presidente de parcerias da Podium.

CONEXÃO DIRETA COM EMPRESAS 

Enquanto isso, o Miami Dade College garantiu neste ano um subsídio de US$ 10 milhões da Administração de Desenvolvimento Econômico do Departamento de Comércio dos EUA para a implementação do Miami Tech Works, iniciativa que faz parte do programa do governo federal Good Jobs Challenge e que fornece treinamento e serviços de colocação de profissionais em empregos na área de tecnologia. “Com o apoio de parceiros-chave, esse projeto permite que a faculdade ajude a força de trabalho local, oferecendo treinamento e colocação profissional em um setor que está em rápido crescimento”, disse Madeline Pumariega, presidente do Miami Dade College.

Para James Kohnstamm, vice-presidente executivo de desenvolvimento econômico do Miami-Dade Beacon Council, a maior oportunidade que o sul da Flórida oferece a empresas que procuram a região para instalar suas bases é o talento. “O talento tecnológico de Miami realmente se transformou na última década. As universidades formam ótimos engenheiros, mas iniciativas como o Miami Tech Works é a maior oportunidade para continuar a competir pelos empregos do futuro e pelas empresas de maior crescimento do planeta”, definiu. 

Forgot Password

Header Ad