Categories

Most Viewed

Venture Capital: Startups de IA representaram 10% do total de investimentos no Sul da Flórida em 2023

Com quase 400 deals no ano passado, a região de Miami-Fort Lauderdale ocupa o sétimo lugar nos EUA, segundo o Annual Insights Report. 

 

O ecossistema de startups do Sul da Florida se manteve “resiliente”, mantendo uma posição de hub emergente nos EUA – em 2023, ano ainda marcado pelas dificuldades no cenário de investimentos em tecnologia, ondas de demissão e o impacto da inteligência artificial generativa em todos os mercados. “A região do Sul da Flórida em 2023 emerge como um farol de estabilidade, promovendo um clima de otimismo cauteloso entre empresas e residentes”, resume o documento.

É o que aponta o  2023 Annual Insights Report, publicado em março pelo eMerge Americas e que mostra o cenário da região em comparação ao desenvolvimento das maiores regiões metropolitanas do país. Com $2,41 bilhões investidos em 393 deals, o mercado de startups de Miami-Fort Lauderdale ficou em sétimo lugar nos EUA em número de transações, enquanto ocupa o 11o. lugar em volume de investimentos. 

Como definem os autores do relatório, os dados “reforçam a posição do Sul da Flórida como um hub em expansão para empreendedorismo e inovação, com uma diversidade e profundidade de investimentos”. O volume representa quase 70% do volume de recursos investidos no estado da Flórida e cerca de 60% do total de operações: em 2023, foram $ 3,5 bilhões aportados em 673 deals no Sunshine State.  

Um dos highlights do ecossistema no ano passado foi a presença relevante de investimentos em empresas de IA: “a região presenciou um significativo investimento em inteligência artificial, com 56 empresas recebendo um total de $319 milhões, o que reflete a crescente importância da AI ao levar inovação às indústrias”, destacaram os editores. O volume de investimentos em IA acelerou na segunda metade de 2023 – nos primeiros seis meses, haviam sido aportados $120 milhões em startups deste mercado no Sul da Flórida. 

Entre as empresas locais que captaram, destaque para a Delphi, que quer viabilizar uma espécie de “clonagem digital” de pessoas – não em termos biológicos, mas uma versão de chatbot, alimentada por meio do upload de milhares de documentos do usuário. A Delphi recebeu uma rodada de $ 2,7 milhões liderada por Keith Rabois, do Founders Fund, com a participação de outros fundos e investidores, que serão utilizados para combinar o desenvolvimento de produtos e o crescimento dos negócios.

A Gemini Sports Analytics, de Miami, levantou uma rodada seed de $3,25 milhões para aprimorar as operações das organizações esportivas. Fundada por Jake Schuster, a Gemini Sports Analytics oferece uma plataforma que aumenta a produtividade e fornece aos executivos insights importantes sobre vários aspectos da gestão esportiva. A rodada foi liderada pelo coproprietário do Miami Marlins, Roger Ehrenberg, com outros investidores.

 

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Embora as fintech continuem sendo o segmento que mais atrai capital no Sul da Flórida,  com $577 milhões investidos, as tecnologias climáticas, limpas e da saúdeestão ganhando força. As healthtechs representaram 16% dos negócios da região ($362 milhões), enquanto as tecnologias climáticas/tecnologias limpas garantiram $263 milhões, com um crescimento significativo em 2023. 

A maior rodada do sul da Flórida em 2023 foi a da ClassWallet,  uma fintech para educação que levantou $95 milhões, seguida pela insurtech Lula, com sede em Miami, que arrecadou $ 35,5 milhões; enquanto a startup de apostas desportivas Betr recebeu uma rodada de $35 milhões.

Forgot Password

Header Ad