Categories

Most Viewed

Trânsito sob demanda e veículos elétricos voadores: as inovações em mobilidade na Miami Tech

Transit on demand and flying electric vehicles: Miami Tech presents innovations in urban mobility

Até 2026, Sul da Flórida deve estrear voos elétricos de passageiros – enquanto isso, soluções como o MetroConnect ajudam a fortalecer o sistema de transporte público. / Foto: UrbanX (Divulgação) 

 

Um dos grandes desafios das cidades no século XXI, a mobilidade urbana, é um desafio que o Sul da Flórida vem enfrentando usando o potencial de seu emergente cenário de tecnologia. Duas iniciativas, uma no presente e outra que deve ser apresentada à população em até dois anos, mostram como é possível inovar seja com projetos incrementais (que melhorem a infraestrutura existente) e também com ideias disruptivas.

Uma delas, que começou a ser oferecido de maneira experimental em 2020 e que foi reformulado no segundo semestre do ano passado, é o MetroConnect, uma espécie de Uber para pequenas viagens e que conecta passageiros, por meio de aplicativo, até as estações de ônibus e metrô da cidade. O projeto do Departamento de Transporte e Obras Públicas do Condado de Miami-Dade (DTPW) em parceria com a empresa de tecnologia de trânsito Via, foi expandido em setembro de 2023 e é gratuito: os usuários que precisam se deslocar até algum pontos de ônibus ou terminal de metrô da cidade podem chamar os carros do Connect (geralmente sprinters, com capacidade maior do que os carros de passeio convencionais, e adaptados a deficientes) por aplicativo ou por chamada telefônica. 

Como destaca Carlos Cruz-Casas, diretor de inovação do DPTW, o objetivo é melhorar a experiência do usuário, oferecendo viagens mais rápidas e seguras, ampliando as conexões de trânsito com o sistema de transporte público local. “O MetroConnect é o nosso serviço de transporte sob demanda para o condado de Miami Dade. A vantagem é que ele cria um serviço mais dinâmico e fluido, com conexão de e para o trânsito, mas, ao mesmo tempo, apenas uma viagem curta pela cidade”, afirmou à NBC Miami.

Em um mês de uso com o novo modelo, o MetroConnect completou 69% mais viagens e registrou um aumento de 70% no número de passageiros, de acordo com a Via, que apontou também que dois terços dos usuários do serviço não têm carro. “Não há substituto para um serviço de rota fixa bem administrado”, disse Cruz-Casas em reportagem do portal de tecnologia TechCrunch. “Na verdade, percebemos que a melhor ferramenta de marketing para trazer as pessoas de volta ao trânsito é a frequência.”

OS CARROS VOADORES VÊM AÍ?

Em novembro passado, a UrbanX Air e a Eve Air Mobility anunciaram planos para trazer a mobilidade aérea urbana (UAM) para Miami, lançando voos elétricos de passageiros em toda o sul da Flórida a partir de 2026. Esse anúncio marca a primeira fase do projeto audacioso que pretende tornar o transporte aéreo elétrico uma realidade para a região, com a UrbanX e a Eve colaborando com autoridades locais e estaduais, além de fornecedores de infraestrutura, energia e tecnologia para estabelecer a estrutura necessária para o lançamento de voos de aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).

“A mobilidade aérea urbana tem a capacidade de transformar a maneira como as pessoas se deslocam em Miami. Em coordenação com o condado de Miami-Dade e outras partes interessadas da região, vamos coloborar por meio de uma parceria público-privada para garantir que essa tecnologia de ponta chegue à comunidade”, disse a presidente e diretora executiva da UrbanX Air, Lucy Morillo, que participa de várias associações como o Comitê Consultivo de Mobilidade Aérea Avançada (AAMAC) do Departamento de Transportes da Flórida (FDOT).

O UrbanX e a Eve estão identificando locais de origem e destino para estabelecer rotas em toda a região. A perspectiva é que os eVTOLs possam fazer viagens domésticas, regionais e até internacionais – com menos ruído e emissão de gases na atmosfera.

A Eve Air Mobility é uma subsidiária da Embraer – conglomerado transnacional brasileiro que fabrica aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares – e recentemente fechou um acordo com a United Airlines para estrear seus eVTOLs em serviços de transporte regional na área metropolitana de São Francisco em 2026.

Forgot Password

Header Ad