Categories

Most Viewed

[EXP Club no SXSW 2024] Amy Webb: temos um superciclo tecnológico concentrando muito poder na mão de poucos

por Denize Bacoccina, head de Conteúdo Editorial do Experience Club Brasil, direto do SXSW2024 

 

Todos os anos, a palestra da CEO do The Future Institute Amy Webb  (especialista em strategic foresight), é a mais aguardada do South by Southwest, quando ela apresenta seu Emerging Tech Trend Report anual. No sábado (09), Amy apresentou um cenário que pode ser visto como catastrófico, mas serve como alerta para decisões que precisam ser tomadas para lidar com as mudanças que, segundo ela, estão vindo e vão mudar a maneira como vivemos.

O cenário previsto por Amy é de um superciclo tecnológico nos próximos anos, onde o poder está concentrado nas mãos de poucas pessoas – os que controlam as Big Techs. A combinação da Inteligência Artificial, ecossistemas conectados de coisas e a biotecnologia pode criar um novo mundo, em que os atuais problemas da Inteligência Artificial não são corrigidos, porque não existe uma governança em benefício da sociedade, mas uma exacerbação dos problemas atuais. Como exemplo, ela mostrou imagens pedidas para diversas ferramentas de IA generativa, que mostravam apenas homens brancos como CEOs, mesmo após várias tentativas. Ou seja, vieses que se solidificam e reafirmam estereótipos e preconceitos.

Segundo ela, pode piorar. “Os incentivos são para rapidez e escala, não para mudar os fundamentos”, afirmou. Teremos que escolher entre dois modelos: uma IA regulada, mais segura, ou uma IA open-source, sem proprietários, mas também sem que ninguém assuma as responsabilidades sobre as consequências dessa liberalização. Ela citou um caso em que uma inteligência artificial manipulou ações com inside information e, ao ser descoberta, mentiu. Se fosse uma pessoa, seria presa, porque trata-se de um crime. Como quem fez foi uma máquina, não há possibilidade de punição. “Não temos uma cadeia de responsabilidades.”

O desenvolvimento de novos equipamentos e produtos com poder de capturar nossos dados, os connectables – especialmente o que ela chamou de computadores de rosto, como o Apple Vision Pro – vai criar um volume enorme de dados não apenas sobre o nosso comportamento, mas capazes de “ler” o nosso pensamento por meio do movimento ocular – capaz de indicar emoções, como medo, excitação, antes mesmo que a pessoa faça alguma ação física. Ou seja, as máquinas sabem o que estamos sentindo e, pela Inteligência Artificial, podem tomar decisões a partir disso, fazendo com que as pessoas percam a capacidade de decidir por si próprias. Essa combinação de Inteligência Artificial com biotecnologia daria origem a uma Inteligência Organóide.

Amy Webb diz que é sim, um cenário catastrófico. “Sem supervisão, é o que eu vejo acontecendo”, afirmou. “O superciclo de tecnologia está concentrado nas mãos de poucas pessoas que controlam os recursos tecnológicos.”

Nesses cenários catastróficos imaginados podem surgir, por exemplo, um evento criado totalmente de forma artificial, com notícias, declarações e até mesmo vídeos falsos, o que poderia levar a uma resposta na vida real, iniciando uma guerra. Ou um cenário em que as tecnologias vestíveis, como os novos óculos da Apple, levariam a uma customização tão grande que os preços dos alimentos poderiam ser personalizados, obrigando as pessoas a assistir publicidade para ganhar descontos.

Ela também trouxe ações que podem ser tomadas para evitar esse cenário. Para o governo: liderar olhando para o futuro; criar um Departamento de Transição, criar programas de ajuda para profissionais e empresas que deixarão de existir; treinar as pessoas para as profissões necessárias. Para as empresas: desenhar um mapa de valor; criar cenários estratégicos; usar foresight estratégico.

 

VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Whurley, cientista que foi diretor de tecnologia de várias empresas e fundador de outras tantas, como Strangeworks (atual), Chaotic Moon Studios, Honest Dolar, Ecliptic Capital e de organizações que advogam em defesa de modelos open source, fez uma palestra defendendo a importância da ciência e o seu uso no dia a dia das pessoas. 

Ele lidera uma espécie de movimento, batizado de sci-curious (curiosos por ciência), e animou a plateia distribuindo camisetas com a frase. Para ilustrar a importância da tecnologia, ele começou jogando as camisetas com as mãos, depois atirando com uma espécie de estilingue e depois com uma bazuca caseira. Conseguiu engajar e entreter a plateia. E provavelmente fazer com que muitos refletissem sobre os ataques contra a ciência, nos Estados Unidos e em outros países.

 

SXSW: BEM-VINDOS AO PARAÍSO DAS ATIVAÇÕES DE MARCA

As palestras e painéis do SXSW se concentram no Austin Convention Center e nos diversos hotéis que ficam nos quarteirões vizinhos, em salas com ar-condicionado e cadeiras enfileiradas em formato de auditório.

Mas boa parte da inovação, da criatividade e da cultura pelo qual o festival é conhecido se dá nos bares, restaurantes e nas ruas da cidade. São as ativações de marca, eventos criados pelas empresas para atrair os visitantes oferecendo de música ao vivo e drinques gratuitos a brindes. São espaços de interação e troca de ideias em um cenário mais lúdico, verdadeiras aulas de marketing.

São inúmeras e com formatos variados. De uma roda gigante montada pela empresa de conteúdos em áudio Audible, a uma casa inteira como cenário de novas séries da Paramount, passando por uma casa com shows de música country para promover a cidade de Tulsa, em Oklahoma, que criou um hub de tecnologia e oferece US$ 10 mil para quem quiser se mudar para a cidade e trabalhar de forma remota.

Forgot Password

Header Ad