Categories

Most Viewed

Venture Capital: Como a Florida teve o maior crescimento nos EUA em investimentos em 2022

Venture Capital: How Florida had the biggest growth in US investments in 2022

Mesmo em um ano de crise, em que as empresas de tecnologia amargaram demissões e o mercado de VC esfriou, o Sunshine State foi o que mais avançou em volume de aportes – quase $ 10 bilhões, de acordo com a plataforma Crunchbase

 

Para o mercado de tecnologia e venture capital da Flórida, 2022 não foi um ano ruim. Pelo contrário: o estado foi o que viu o maior crescimento no volume de investimentos nos Estados Unidos no ano passado, a despeito da onda de demissões em grandes empresas de TI e da redução significativa da atividade de VCs em função da alta de juros e da inflação. 

Segundo levantamento da plataforma Crunchbase, o Sunshine State teve um total de $ 9,7 bilhões investidos em um total de 601 deals – uma expansão de 20% frente aos $ 7,8 bilhões levantados por empresas locais em 652 aportes realizados durante 2021. Outros dois ecossistemas que mostraram algum avanço no ano do “inverno das startups” foram a Carolina do Norte ($4,9 bilhões investidos em 2022 ante os $4 bi do ano anterior) e o Texas, que se manteve estável na faixa dos $10,3 bilhões captados pelas empresas locais – uma leve vantagem frente ao resultado da emergente Flórida.

Para Steve Case, fundador da firma de VC Revolution, com sede em Washington, D.C., estes resultados não foram surpresa alguma. “Muitas dessas regiões estavam preparando o terreno anos atrás e agora estão recebendo o retorno”, disse em entrevista à Crunchbase. Entre as razões para esta expansão além da “Santíssima Trindade” (as regiões do Vale do Silício, Nova York e Massachusetts) está o efeito da pandemia, com a dispersão de talentos pelo país, o que também direciona o radar de investidores. 

Em comparação com o período pré-Covid 19, a evolução do mercado tech local é ainda mais acentuado: entre os anos de 2018 e 2019, o volume de investimentos de venture capital feitos em empresas da Flórida mal chegava a $3 bilhões, com cerca de 250 aportes por ano. 

Os dados da Crunchbase complementam o relatório Venture Monitor, publicado em janeiro deste ano pela Associação Nacional de Venture Capital (NVCA) e a empresa de dados Pitchbook. Com um recorte metropolitano, o estudo mostrou que a região de Miami-Fort Lauderdale atingiu um recorde histórico de investimentos em 2022, com $5,5 bilhões aportados em 432 operações. O resultado coloca a região em oitavo lugar no ranking nacional de venture capital. 

“As pessoas mudaram-se para cá, o dinheiro mudou-se para cá. Hoje vemos (firmas de VC como) Sequoia, Andreessen, SoftBank, etc. que não estavam aqui até recentemente”, disse Saxon Baum, sócio da Florida Funders – empresa que já investiu em quase 100 negócios. Além disso, há o atrativo cultural e geográfico da conexão com a América Latina.

IMPACTO DO VENTURE CAPITAL NA FLÓRIDA FOI DE $85 BILHÕES EM 10 ANOS 

O bom momento mercado de VC na região pode ser medido também pelo interesse de mais de 700 investidores, empreendedores e representantes do ecosisstema local, que se reuniram durante dois dias, em fevereiro para o Florida Venture Capital Conference, organizado pelo Florida Venture Forum no distrito de Brickell, em Miami. 

“Estamos na transição de uma economia altamente industrial para uma economia altamente digital – e Miami tem estado na vanguarda desta ruptura”, afirmou o prefeito Francis Suarez durante o encotro. Segundo ele, o ecossistema de Venture Capital de Miami cresceu 500% nos últimos dois anos, o que deve colocar a região cada vez mais em destaque na geração de empregos em tecnologia e investimento estrangeiro.   

Uma pesquisa do The Washington Economics Group apresentada no Capital Conference aponta que o impacto total de Venture Capital e Private Equity na Flórida foi de $85.4 bilhões enre 2012 e 2021. Como destacou o presidente do Florida Venture Forum, Kevin Burgoyne, em entrevista à Refresh Miami, “fizemos um bom trabalho de marketing nestes anos sem criar nenhum hype. E agora estamos alcançando o sucesso”.


Foto:
Ryan Parker (Unsplash)

Forgot Password

Header Ad