Categories

Most Viewed

O que o mercado de venture capital de Miami espera para 2024?

Analysts point out that the investment landscape for innovative businesses has changed all over the world - but South Florida remains a prominent ecosystem thanks to the potential of the AI market and climatetechs.

Analistas apontam que o cenário de investimento em negócios inovadores mudou em todo o mundo – mas o Sul da Flórida se mantém como um ecossistema em destaque graças ao potencial do mercdo de IA e das climatetechs. / Foto: Sergio Arteaga (Unsplash)

 

Para um analista que considerar apenas números e tabelas comparando a movimentação de capital de risco nos EUA no ano passado, 2023 foi uma época para se esquecer.  O ano começou sob a influência da quebra do Silicon Valley Bank e fechou sem surpresas, com uma atividade muito mais tímida do que em 2022 e os anos anteriores. 

Segundo o mais recente estudo divulgado pela plataforma de dados Pitchbook em conjunto com a National Venture Capital Association (NVCA), o volume de investimentos em venture  capital dos EUA em 2023 somou $170,6 bilhões, uma queda de $71,6 bilhões em relação a 2022 e de$ 177,4 bilhões em relação a 2021 – ano em que o setor bateu recordes de investimento.

Mas para quem de fato acompanha a evolução do mercado, não se trata de um apocalipse financeiro. O mercado e o contexto global é que mudaram.  “Embora a queda contínua na atividade não seja motivo de otimismo, seria um erro declarar que o mercado está em crise. Pelo contrário, o mercado mudou”, avalia Bobby Franklin, presidente e CEO da NVCA. Das taxas de juros aos conflitos estrangeiros, “o mundo parece muito diferente do que era há dois anos, e um novo conjunto de problemas precisa ser resolvido. A maior mudança com a qual o setor de capital de risco vem lidando desde o início de 2022 é o aumento drástico do risco político, principalmente no exterior”. 

2024 será um ano em que os ecossistemas emergentes, como Miami, devem apostar em suas vocações econômicas para se tornarem cada vez mais relevantes. Mas a cidade segue sendo bem vista por investidores e outros players do mercado financeiro, também porque a região encerrou 2023 com viés de alta. No último quarter do ano, foram registrados $544,1 milhões em 92 rodadas de investimentos, superando os $479 milhões do quarter anterior. O resultado colocou o Sul da Flórida em 9o. lugar no volume de investimentos no período, de acordo com o Pitchbook/NVCA, se mantendo no nível de atração de capital de regiões como Seattle, Philadelphia e Chicago. 

Se contabilizar os cinco maiores deals do ano na região, foram mais de $200 milhões aportados em negócios inovadores. A MaintainX, empresa de software de produtividade empresarial, sediada em Miami, arrecadou US$ 50 milhões em rodada série C, o mesmo volume captado pela Forward Therapeutics, uma recente empresa de medicamentos de Palm Springs. Seguem no top5 de investimentos do ano as startups Florida One Insurance,  empresa de serviços financeiros que levantou $47,9 milhões; a Cast AI, software de otimização de custos em nuvem com base em IA, que recebeu aporte de $35 milhões; e a fintech de Miami, Sage Intel capitalizada em $30 milhões com sua rodada série A. 

ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES NO SUL DA FLÓRIDA

Miami será a primeira cidade nos EUA a receber a série de eventos Venture Capital World Summit, no dia 10 de maio. Como afirmam os organizadores, a região é conhecida há muito tempo como um centro financeiro e de comércio internacional, mas nos últimos anos também se tornou um centro de apoio a startups early-stage (com entidades como a aceleradora The Lab Miami e a entidade de desenvolvimento empreendedor Endeavor) e players do mercado de venture capital como SoftBank, 500 Startups, LowerCase Capital, entre inúmeros outras firmas. Antes deste evento, entidades locais promovem uma série de eventos durante o Miami Tech Month, em abril, uma agenda que ajuda a consolidar a região como ponto de confluência para  investidores, empreendedores e executivos. 

Segundo estes especialistas, as oportunidades para captação de recursos no Sul da Flórida devem se concentrar nos segmentos de Inteligência Artificial e no promissor mercado de climate techs, no qual Miami já é destaque em função de algumas startups – a região foi inclusive reconhecida como polo deste setor uma política regional de inovação do governo federal. 

“É importante observar oportunidades relacionadas a infraestrutura e sustentabilidade, devido a significativos investimentos públicos”, ressalta Victor H. Boyajian, presidente da Dentons Global Venture Technology and Emerging Growth Companies, que expandiu suas operações em Miami. “Nossa recente expansão, a fim de alavancar nossa presença na América Latina, reflete as tendências e os desenvolvimentos atuais do mercado na cidade”, comenta, destacando o poder de atração que a Magic City tem perante o mercado financeiro. 

Forgot Password

Header Ad