Categories

Most Viewed

Miami: o novo epicentro de empreendedores dos EUA

Miami: the new epicenter of entrepreneurs in the U.S.

A Magic City tem o dobro de founders per capita do que em qualquer outra cidade do país – reflexo do boom tecnológico, da migração de executivos e do aquecimento do mercado imobiliário. / Foto: S Valen (Unsplash)

 

Miami vem se transformando em um centro vibrante para empreendedores, especialmente no setor de tecnologia, nos últimos anos. Essa transformação se deve em grande parte ao seu ambiente acolhedor para fundadores de startups e investidores, o que levou a um crescimento significativo no número de empresas e no volume de investimentos na área.

Este cenário não é nenhuma novidade para quem acompanha o crescimento econômico do Sul da Flórida desde a pandemia – mas o que poucos sabem é que a região é hoje, com folga, o maior celeiro de empreendedores per capita dos Estados Unidos. A região tem, em média, o dobro de founders em proporção à população do que qualquer outra cidade do país – superando inclusive hubs tradicionais de tecnologia, como Seattle (2a.) e Boston (3a.).

“Essa cidade mudou drasticamente nos últimos quatro anos e é incrível observar isso”, afirmou Max Sanchez, desenvolvedor imobiliário em Miami e entusiasta de tecnologia, em post no X (antigo Twitter) no qual publicou o estudo.  Outras cidades do Sunshine State, como Tampa e Orlando, também se destacaram no ranking – resultado da forte onda migratória que fez a Flórida se tornar o estado com maior crescimento populacional do EUA entre 2021 e 2022: 1,9%, o que representa mais de 318 mil pessoas. 

Assim como Sanchez, outros empreendedores recém-chegados ao Sul da Flórida vêem a região como um novo hub global de negócios e oportunidades. Peter Yared, CEO da InCountry, se mudou para Miami Beach há três anos e meio – exatamente no início do tech boom da cidade – após 23 anos morando em San Francisco e compara a Magic City à “Dubai do Ocidente”

“Assim como em Dubai, a construção em Miami é ininterrupta, e novos bairros parecem ser criados da noite para o dia. Dezenas de novas torres estão planejadas ou em construção, com um horizonte cada vez mais parecido com o centro de Dubai. Executivos preferem construir um prédio novo do zero em Miami do que se mudar para um imóvel vazio em San Francisco. Isso é crescimento, isso é a nova Miami”, escreveu Yared em artigo para a Refresh Miami. 

OS FOUNDERS DA NOVA MIAMI

O exemplo de grandes investidores e empreendedores seriais que se mudaram para Miami nos últimos anos – como Keith Rabois e Jack Abraham, entre outros – ajudaram a captar novos moradores e capital ao Sul da Flórida, destacando a beleza da cidade, a mistura cultural e as vantagens fiscais. Segundo estudo da Endeavor Miami, os principais perfis de empreendedores que se mudaram para a região neste período foram o migrante doméstico (34% dos entrevistados), seguido pelo expansionista internacional (24%), que veio para abrir mercado para sua empresa nos EUA, e o founder estrangeiro (22%), que chegou para começar um negócio do zero.  

Toda essa movimentação mudou também o mercado imobiliário. Todd Kesterson, diretor da Kaufman Rossin, uma das principais firmas de gestão de investimentos e advisory do Sul da Florida, comenta que uma mansão em Miami Beach comprada por $14 milhões em 2021 foi vendida no ano seguinte por mais de $38 milhões. “A pandemia causou uma impressão duradoura. Miami foi um dos destinos de migração mais populares de todas as áreas metropolitanas dos EUA em 2022, e vemos que essa tendência continua”.

A Brickell Magazine, publicação dedicada aos negócios e lifestyle do centro financeiro de Miami, trouxe na edição de janeiro deste ano uma comparação do skyline da cidade em 2014, 2024 e uma perspectiva de como será em 2030, a partir do potencial de crescimento e dos novos projetos: “de arranha-céus residenciais a arranha-céus comerciais, varejo no nível do solo e inúmeras comodidades, a Magic City do futuro é mais espetacular do que a maioria poderia imaginar”.

Evolução (e projeção) do skyline de Miami, segundo a Brickell Mag
Evolução (e projeção) do skyline de Miami, segundo a Brickell Mag

Forgot Password

Header Ad