Categories

Most Viewed

[EXP Club no SXSW 2024] 10 tecnologias para transformar o mundo em 2024

por Denize Bacoccina, head de Conteúdo Editorial do Experience Club Brasil, direto do SXSW2024 

 

A Publisher e CEO do MIT Technology Review, Elizabeth Bramson-Boudreau, que levou para o palco do SXSW o report “10 tecnologias que vão transformar o mundo em 2024”.

Veja quais são:

1 – IA para tudo: A Inteligência Artificial estará em todos os lugares.

2 – Células solares supereficientes: Uma camada de microcristais vai tornar muito mais eficiente a produção de energia solar, ampliando seu uso.

3 – Apple Vision Pro: O novo display de realidade virtual da Apple pode fazer a tecnologia emplacar.

4 – Drogas para redução de peso: Podem ter um impacto real na epidemia mundial de obesidade e prevenir outras doenças.

5 – Sistemas geotermais melhorados: Técnicas ainda polêmicas, mas que podem ser uma nova fonte de energia limpa.

6 – Chiplets: São pequenos chips especializados que podem ser combinados e tornar computadores mais potentes e eficientes.

7 – O primeiro tratamento com edição genética: A empresa Vertex já teve aprovação do FDA e do órgão britânico para um tratamento com edição genética contra a anemia falciforme, doença que atinge especialmente população negra.

8 – Exascale computing: Um supercomputador capaz de cálculos que vão permitir análises mais precisas sobre clima, fissão nucelar e outros usos.

9 – Bombas de calor: Equipamentos que podem tanto aquecer quanto esfriar edifícios, com emissão substancialmente menor do que outros aparelhos.

10 – Twitter killers: É como o report chamou novas redes sociais que vão substituir a empresa comprada por Elon Musk. Não se sabe ainda quem ocupará esse lugar.

 

Como ver o não-óbvio?

O escritor de best-seller de tendências de marketing Rohit Barghava trouxe uma fórmula para “ver o que os outros não consegue ver” e ter ideias que fogem do óbvio.

1 – Crie espaço para novas ideias                                 

2 – Descubra insights por observação

3 – Encontre o foco com curadoria

4 – Hackeie o comportamento humano

“Seja inesperado e nunca fique sem ideias”, diz Barghava. Ele está fazendo uma série de eventos em Austin para estimular o pensamento não-óbvio. Um deles é um encontro relâmpago, de sete minutos, em que as pessoas têm que se apresentar e falar sobre si de maneira não-óbvia, iniciando uma comunicação que, espera-se vai despertar novas conexões.

 

Mais IA

O vice-presidente de Design e Inteligência Artificial da Microsoft, John Maeda, fez uma palestra com um título provocativo: Design Agains IA. O “against”, segundo Maeda, significa tanto o pensamento crítico sobre as implicações da IA par aa humanidade quanto estar à frente das capacidades da IA.

Seus principais insights:

  • Pensamento computacional é valioso: Programação não é essencial – mas entender computação ajuda; Aprenda como falar a língua das máquinas.
  • A transformação do trabalho está vindo rapidamente: Prepare-se para mudanças induzidas pela IA em carreiras ligadas ao design e à tecnologia; É uma maratona, não um sprint.
  • Consumidores devem ser críticos da IA:  Avalie o impacto da IA de forma crítica. Analise se está sendo justo e inclusivo; Mostre aos consumidores os benefícios de uma IA responsável.

Forgot Password

Header Ad