Categories

Most Viewed

SXSW 2023: Entramos na era da Inteligência Artificial, mas o futuro está nas relações humanas

Maior festival de inovação do mundo deixou um recado claro sobre a importância das conexões pessoais em uma sociedade cada vez mais cercada de bots e máquinas. Confira os destaques do South By Southwest, no relato da equipe do Experience Club, direto de Austin.

 

A ascensão das ferramentas de inteligência artificial nos últimos meses – como o ChatGPT e inúmeras outras plataformas de geração de texto e imagens por meio de algoritmos – aumentou a expectativa em torno dos debates no South By Southwest (SXSW) 2023, maior evento global de economia criativa e novas tecnologias, que começou no dia 10 de março, em Austin (Texas). 

“A inteligência artificial desbloqueará nossas ideias e nos dará sistemas que podem fazer tudo por nós, 24/7”, profetizou Greg Brockman, presidente da Open AI, criadora do ChatGPT. Para ele, o speaker mais aguardado do evento, o futuro será dos chips ultrapotentes e das redes cloud, que darão o suporte para os sistemas de AI operarem de maneira similar ao cérebro humano.

Mas há um caminho para nos adaptarmos a essa (r)evolução das máquinas. Amy Webb,  futurista que todos os anos divulga um report sobre as principais tendências tech, defendeu um amplo treinamento humano, das gerações mais velhas às mais novas, para evitar problemas derivados da AI, além da participação de diferentes comunidades e grupos sociais no processo de desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial. “E se a internet estiver se transformando em algo diferente? E se nós não estivermos vendo o futuro? Em vez de você buscar na internet, a internet é que vai buscar em você”, alertou Amy.

Para Rohit Bhargava, autor do livro “Não Óbvio”, a inteligência artificial ampliou o receio de que estamos sendo manipulados o tempo todo, mas acredita em aspectos positivos deste cenário: “se a expectativa é que o futuro seja um desastre, é isso que criaremos. Nós queremos lutar contra essa epidemia global de pessimismo em relação ao futuro”. 

 

RELAÇÕES PESSOAIS AJUDAM A SUPORTAR VELOCIDADE DAS MUDANÇAS

Apesar da dominância de bots e outras máquinas nos debates, o grande recado implícito do SXSW 2023 estava centrado no aspecto humano e na importância das relações pessoais. “O mais incrível no evento neste ano é que por mais que se discuta inteligência artificial, computação quântica, carros autônomos e outras tendências tecnológicas, o evento mostrou que o que vai sobrar são as conexões humanas”, opina Flavio Pripas, sócio da operação nos EUA e CSO da startup Digibee, com sede em Miami. 

Ele reforça: “tem muita coisa acontecendo, desde a ferramenta que vai substituir empregos e mudar a equação que a gente tem com trabalho, até o desenvolvimento do metaverso. Mas o que fica independente da tecnologia é a relação entre as pessoas. E isso envolve amizade, intimidade, que é o nos ajuda a suportar tantas mudanças que vem ocorrendo nesta nossa era. O que importa é as pessoas se gostarem e se apoiarem. O relacionamento pessoal vai persistir para que a gente consiga extrair o máximo das tecnologias que estão vindo”. 

Neste ano, o Experience Club Brasil e US promoveu em conjunto com a PROS, da empreendedora Daniela Graicar, uma missão ao SXSW com cerca de 120 empresários e executivos dos dois países. Em meio à extensa programação do festival, o grupo participou de animados meetings de confraternização e networking, visitando espaços de referência no mercado de inovação local. 

“Austin serviu como um ponto de atração para conectar empreendedores e executivos que buscam não compreender as novas tendências tecnológicas mas trocar opiniões e experiências. Esta missão se propôs a isso e foi muito bem sucedida, o que nos leva a planejar futuros encontros em outros grandes eventos de inovação mundo afora”, ressalta Marcelo Goulart, CEO do Experience Club US.

Confira mais imagens:

 

Forgot Password

Header Ad