Categories

Most Viewed

Art Week transforma Sul da Flórida no epicentro do design e da arte moderna

Além da Art Basel Miami, uma série de exposições e feiras atraem entusiastas, artistas, colecionadores e investidores de vários países para a Magic City neste início de dezembro. / Foto: Art Basel Miami

 

Muito além das praias e do clima tropical, Miami será o destino prioritário para amantes da arte e do design – de artistas a marchands e colecionadores – com uma série de eventos e feiras que abrem ao público a partir do próximo dia 5 de dezembro, transformando bairros como Wynwood, Downtown Miami e Miami Beach em um circuito obrigatório para visitantes de todo o mundo. 

A Miami Art Week tem como carro-chefe a Art Basel Miami, considerada a mais abrangente feira de arte internacional realizada nos EUA e que terá neste ano sua 21a. edição no Sul da Flórida, entre os dias 8 e 10 de dezembro, envolvendo 277 galerias dos cinco continentes. O centro da programação será no Miami Beach Convention Center, que se divide entre o espaço de galerias, exposições individuais com artistas de vários países, mostras de resgate (com obras produzidas antes do ano 2000), entre outras atrações, como palestras e debates liderados por figuras proeminentes no mundo da arte.  

“São tantas atrações espalhadas pela cidade que muitos visitantes têm dificuldade em fazer seus roteiros e conhecer a fundo a diversidade que a Art Week traz a Miami, que se torna a capital mundial do design e da arte contemporânea”, comenta Marcelo Goulart, CEO do Experience Club US, que tradicionalmente realiza eventos exclusivos aos membros durante a Art Week. Em 2022, por exemplo, foram promovidos vários meetings com artistas, designers e curadores dos EUA e América Latina. Desta vez, o Experience Club traz o renomado artista brasileiro Gabriel Wickbold, que já expôs em cidades como Nova York, Londres, Lisboa e Miami (em 2021, na ICA) e que tem obras em coleçõs permanentes em museus como MAB (São Paulo, Brasil) e Erarta (São Petersburgo, Rússia).

Para ajudar o público de Miami a conhecer um pouco do que a Art Week traz de melhor, o Experience Club US destaca algumas das mais descoladas feiras que acontecem na cidade até o domingo, 10 de dezembro. Confira as dias:



DESIGN MIAMI

Data: 5-10 Dezembro

Com edições também na Basiléia (Suíça) e Paris (França), o Design Miami é uma das paradas obrigatórias no circuito da Art Week do Sul da Flórida. Em sua 19a. edição, a feira apresenta mobiliário e peças de design que acabam se tornando objetos de desejo por seus traços icônicos, com galerias e marcas apresentando criações colaborativas e exclusivas.  Além das exposições, o evento traz o “Design Talks Program”, uma agenda de debates sobre as principais tendências e inovações do design contemporâneo.

SCOPE MIAMI

Data: 5-10 Dezembro

Para os entusiastas da arte contemporânea, o Scope Miami é um paraíso visual,  com foco em novas tendências, obras provocativas e experimentação artística. Neste ano, o evento terá um pavilhão exclusivo, localizado às margens da Ocean Drive e da 8th Street, com presença de mais de 100 expositores. Entre os destaques está o “New Contemporary”, um gênero que dialoga tanto com temas da  política global quanto com a comunidade local, com programação diária em meio a instalações que misturam gêneros e transcendem as categorias artísticas tradicionais. 

UNTITLED ART

Data: 6-10 Dezembro

Em frente às areias de Miami Beach, a Untitled Art é uma feira de arte independente e colaborativa que destaca, com espaços subsidiados, artistas e galerias emergentes e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo. Além do aspecto inclusivo, a Untitled se destaca pela pegada sustentável (reutilizando sua tenda personalizada para cada edição e doando móveis para escolas locais) e tecnológica: foi uma das primeiras a lançar uma feira de arte em formato on-line, com objetivo de tornar a arte acessível mesmo a quem não pode visitá-la presencialmente.

PINTA MIAMI

Data: 7-10 Dezembro

Em sua 17ª edição, a Pinta Miami 2023 retorna ao The Hangar, em Coconut Grove, onde foi a base da Pan American Airlines. Com a participação de 51 espaços de 15 países, o Pinta se posiciona como uma vitrine de arte latino-americana contemporânea, oferecendo uma perspectiva única sobre a riqueza e a diversidade das expressões artísticas da região. 

ART BASEL MIAMI BEACH

Data: 8-10 Dezembro

A última feira a abrir as portas durante a Art Week é a mais celebrada das atrações do Sul da Flórida na próxima semana. Com 277 galerias do mundo inteiro apresentando o trabalho de milhares de artistas em uma área de 50 mil m2, o Art Basel Miami atrai anualmente cerca de 100 mil pessoas à região e agrega dezenas de outros eventos culturais pela cidade, de visitas a espaços de arte, festas e exposições. Imperdível

Estes são apenas alguns highlights da Miami Art Week, que concentra mais de 25 eventos e exposições de arte e design nos próximos dias. O roteiro completo está disponível no site oficial de turismo de Greater Miami e Miami Beach.  

Forgot Password

Header Ad